Crime Informático

Obama diz que EUA vão responder “proporcionalmente” à Coreia do Norte

Obama disse que os EUA vão responder no momento e no local que considerarem apropriado e de forma "proporcional".

AFP/Getty Images

O FBI acusou esta sexta-feira a Coreia do Norte de estar por detrás dos ataques à Sony Pictures, devido ao filme “The Interview”, que conta a história de um golpe da CIA para matar o ditador norte-coreano Kim Jong-un. Barack Obama já reagiu à notícia, dizendo que os EUA vão responder de forma proporcional, no local e no momento que escolherem, avança a AP. O presidente norte-americano disse ainda que a Sony cometeu um erro ao cancelar a estreia do filme “The Interview”, agendada para o dia de Natal.

O FBI disse que a análise de malware mostrou ligações à Coreia do Norte, escreve a BBC. Segundo a CNN, também as infraestruturas e técnicas usadas pelo grupo de hackers “Guardians of Peace” foram ligadas a ciberataques anteriores levados a cabo pelo país asiático. Como os ataques da Coreia do Norte a bancos e companhias de comunicação na Coreia do Sul, de acordo com a CNN.

Fontes ouvidas pela CNN explicaram que apesar de o tráfico de internet da Coreia do Norte passar pela China, o que permite ao regime coreano esconder a sua atividades, o FBI conseguiu detetar a origem.

Esta semana, a Casa Branca disse que o ataque à Sony era uma questão de segurança nacional. Na quinta-feira, Josh Earnest, porta-voz da presidência, disse aos jornalistas que a Administração Obama está a pensar qual a resposta adequada.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Bullying

Outra Verónica decide morrer

Sónia Rolland Sobral
5.831

A Veronica suicidou-se. Pobres crianças que ficaram sem mãe numa sociedade que não se importa em magoar o próximo e replica todos os disparates nas redes sociais só para passar o tempo e se divertir.

Jovens

É desta que fazemos valer a nossa geração?

Teresa Cunha Pinto

Esta geração vive com a barriga cheia de uma grande ilusão. De que é a geração mais informada, mais qualificada, mais viajada. É pura ilusão porque em nada se concretiza e materializa. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)