A polémica em torno do filme de comédia produzido pela Sony Pictures em torno de uma entrevista ao líder norte-coreano Kim Jong-un até já serviu de trocas de acusações entre os EUA e a Coreia do Norte em público e ameaças de ataques, mas na Internet há quem já tente ter algum lucro. No Ebay, há posters do filme que foi cancelado à venda por centenas de dólares.

O filme não era apresentado propriamente como um candidato aos óscares, mas o ataque informático que a Sony sofreu deixou muitos agentes do meio cinematográfico em maus lençóis. O problema ganhou uma nova dimensão quando o Governo norte-americano acusou diretamente o Governo norte-coreano de estar por detrás do ataque.

A Coreia do Norte reagiu pedindo uma investigação conjunta, descartada de imediato pelos EUA, e reagiu de novo dizendo que tem um ataque em curso contra a Casa Branca, o Pentágono e as cidades norte-americanas, dizendo que se trata de um sério erro de cálculo achar que a Coreia do Norte iria atacar uma simples produtora de filmes.

Com tudo isto, a Sony já tinha cancelado a comédia protagonizada por Seth Rogen e James Franco.

O que se seguiu parece ter sido a aplicação simples de um dos conceitos fundamentais da teoria económica: a lei da oferta e da procura. O conceito, cuja autoria é atribuída maioritariamente ao economista britânico Alfred Marshall (um dos mentores de John Maynard Keynes), diz de forma muito simples e básica que quanto mais procura e menos oferta, maior é o preço.

Alguns internautas levaram o conceito demasiado a sério e colocaram à venda os posters do filme “The Interview” por centenas de dólares no site Ebay. Há casos que para uma compra imediata, sem esperar pelo fim do leilão, estes posters podem ser comprados por mais de 2.400 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR