Quatro edifícios do Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas, foram evacuados esta segunda-feira pela polícia federal belga por suspeitas levantadas em relação a um veículo estacionado na rua, tendo já o alerta sido desconvocado, segundo a imprensa belga.

Os três edifícios do PE foram evacuados pelas forças de segurança belgas e o veículo suspeito rebocado após a polícia ter detido — ao início da manhã — um homem embriagado que disse ter abandonado um carro com armas e explosivos junto a edifícios das instituições comunitárias.

A polícia acabou por identificar o carro em causa e o alerta foi levantado depois de sido afastada qualquer possibilidade de perigo, tendo o tráfego sido reposto nas quatro ruas em que esteve cortado.

Um outro alerta, também esta manhã, foi declarado por causa de outro carro parado na rua perto da embaixada dos Estados Unidos da América, onde é proibido estacionar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também neste caso, a brigada de desminagem examinou o carro e levantou o alerta, após ter constatado o falso alarme.

A Bélgica acionou o nível três de alerta de segurança há cerca de duas semanas, após a polícia ter desmantelado uma alegada rede ‘ jihadista’ que preparava atentados contra a polícia.

Desde então, as forças de segurança têm sido mobilizadas para várias operações desencadeadas por alertas de bombas, sem consequências.