O diretor da CIA, serviços de informações dos Estados Unidos, John Brennan, advertiu este domingo o Irão que se continuar a desenvolver armamento nuclear e recusar um acordo internacional vai ter “enormes custos e consequências”.

“Creio que sabem que terão enormes custos, consequências e implicações, se decidirem continuar”, assegurou Brennan numa entrevista televisiva.

As declarações do chefe da CIA ocorrem após a intensificação do diálogo entre o Irão e os representantes do Grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia mais Alemanha), nas últimas semanas, para chegar a acordo sobre o programa nuclear iraniano antes de 31 de março.

Este fim de semana, o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, viajou para Londres para analisar com os seus homólogos britânico, francês e alemão os avanços conseguidos durante uma semana de negociações na Suíça, sobre o programa nuclear do Irão.

Durante a entrevista, o diretor da CIA referiu que os Estados Unidos têm “um número de opções disponíveis para evitar que o Irão consiga uma bomba atómica” e reiterou o compromisso expresso pelo presidente Barack Obama de evitar que Teerão desenvolva armas nucleares.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR