Alexis Tsipras pediu uma reunião plenária do Parlamento grego, a realizar na segunda-feira, 30 de março, para explicar aos deputados os pormenores das negociações que estão a ser realizadas entre a Grécia e os credores internacionais. A sessão vai ter lugar às 20h00 locais (18h00 em Lisboa), informa o Greek Reporter, citado pela Bloomberg.

O líder do Governo em Atenas pretende dar conta de todos os assuntos em aberto nas conversações com Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu, bem como discutir as questões com os partidos da oposição. Fontes citadas pelo Greek Reporter indicam, também, que o governo vai proceder a uma revisão dos passos que deu nos dois últimos meses, desde que tomou posse logo a seguir às eleições de 25 de janeiro de 2015.

Durante o fim de semana, as delegações grega e dos credores internacionais tiveram discussões em Bruxelas, mas as conversas foram inconclusivas. Participantes nos trabalhos queixaram-se que as medidas propostas pela Grécia em contrapartida do acesso a financiamento foram vagas.

A Grécia está sob a pressão de arriscar-se a ficar de cofres vazios a 9 de abril próximo quando tem de fazer um reembolso de 460 milhões de euros ao FMI. Um acordo com os credores permitiria a libertação de 7,2 mil milhões de euros de financiamento ao país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR