Um sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter foi hoje ao largo da costa da Papua Nova Guiné, com risco de tsunami num raio de 1.000 quilómetros de distância do epicentro. O alerta de tsunami foi entretanto retirado.

O sismo foi registado a 54 quilómetros a sudeste da localidade de Kokopo e a 789 quilómetros da capital, Port Moresby, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Segundo o mesmo instituto, o hipocentro do sismo foi registado no mar à profundidade de 65,7 quilómetros.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico cancelou entretanto o aviso de tsunami anunciado horas antes devido ao sismo de 7,5 graus de magnitude registado esta manhã ao largo da costa da Papua Nova Guiné.

No entanto, o organismo indicou, em comunicado, que nas próximas horas podem produzir-se pequenas ondas como as de trinta centímetros registadas no porto de Tarekukure, nas Ilhas Salomão, a 450 quilómetros do hipocentro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O sismo ocorreu hoje às 09:49 locais (23:48 de domingo), a 55 quilómetros a sudeste da localidade de Kokopo e à profundidade de 40 quilómetros.

Posteriormente foram registadas três réplicas na mesma zona com intensidades de 5,7, 5 e 4,8, entre 35 e 53,26 quilómetros de profundidade.

Durante a manhã não foi reportada a existência de vítimas ou danos materiais.