O governador da Califórnia, o democrata Jerry Brown, impôs restrições obrigatórias de água pela primeira vez a residentes, empresários e agricultores. Ordenou também que cidades e localidades no respetivo estado reduzam o uso de água em 25%, escreve a CNN. Em causa está a seca mais grave da história da Califórnia, diz ainda o New York Times.

“Esta seca histórica exige uma ação sem precedentes”, disse Jerry Brown, esta quarta-feira, aos jornalistas, num resort de ski nas montanhas de Sierra Nevada. A medida em questão, argumentou, pode fazer com que sejam economizados cerca de 1,8 biliões de litros de água nos próximos nove meses — à data, o estado da Califórnia regista os menores níveis de neve acumulada.

O governador vai também implementar cortes significativos no uso de água em campos de golfe, campus universitários e cemitérios, bem como ordenar que 4,6 milhões de metros quadrados de relva em todo o estado sejam substituídos por piso tolerante à seca. A isso acrescenta-se — entre outras medidas — a criação de um programa de descontos destinado aos consumidores que substituam aparelhos antigos por outros novos e mais eficientes na utilização da água.

“É um mundo diferente”, disse Brown. “Temos de agir de forma diferente”. Ainda no mês passado, o governador anunciou um plano de emergência no valor de um mil milhão de dólares para combater a histórica seca que se prolonga há cerca de quatro anos — em dezembro, lembra a brasileira Terra, a Nasa alertou que a Califórnia precisaria de mais 41 mil milhões de litros de água para recuperar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR