Quando estamos doentes a última coisa que queremos é comer alimentos que nos façam sentir pior. Mas também não nos apetece propriamente andar a caldos e chás durante vários dias. Numa altura de primavera, em que gripes, alergias e outras maleitas costumam aparecer, todos os conselhos são bem-vindos. E a CNN pode ser uma grande ajuda, através desta lista de alimentos recomendados para cada tipo de mal-estar, de acordo com vários especialistas.

 

icone01-cereais-2  Náuseas

Perante a sensação de enjoo temos a sensação de que nenhum alimento nos saberá realmente bem. Mas certos alimentos podem aliviar o mal-estar: o segredo está em controlar os níveis e ácido no estômago. A solução passa por comer pequenas porções de alimentos que não tenham cheiro intenso. Os melhores, nestes casos, são bolachas salgadas, tostas e cereais. Pode-se também beber chá de limão ou gengibre e comer fatias de limão fresco e hortelã-pimenta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Deve evitar-se comida gordurosa, oleosa ou picante, bem como bebidas alcoólicas, café e refrigerantes.

icone02-cha-2  Dor ao engolir

Quando se tem a garganta irritada, há muitos alimentos que podem agravar a dor. O alerta é de Lauren Slayton, autora do livro “O Pequeno Livro da Magreza”. Se combinar um chá de hortelã-pimenta morno com mel obtém um líquido com propriedades anestésicas e analgésicas. Também pode comer alimentos cremosos, como determinadas sopas, puré de batata, iogurtes e ovos.

As bebidas muito quentes e batatas fritas ou nozes são para evitar, tal como os sumos ácidos de citrinos ou vegetais.

icone03-banana Dores no corpo

As dores musculares podem ser aliviadas com vários alimentos. Kristine Arthur, do Centro Médico de Orange Coast Memorial, na Califórnia, sugere o consumo de magnésio e cálcio. Ou seja, coma bananas, nozes, feijões e abacates.

A médica acrescenta que não deve comer alimentos que possam contribuir para a desidratação dos músculos, nomeadamente café e bebidas alcoólicas.

icone04-agua Dores de cabeça

Esta é uma daquela situações em que se deve descobrir primeiro a causa do mal-estar e só depois tentar atenuá-la. Normalmente, as dores de cabeça são provocadas por desidratação, explica Kristine Arthur. Sendo assim, o melhor é ingerir mais líquidos: beba uma garrafa de água e espere vinte minutos para ver se a dor diminui de intensidade. E se tiver mesmo de beber café, consuma uma igual quantidade de água de seguida.

Já os alimentos que podem agravar as dores de cabeça são doces artificiais, queijos envelhecidos, chocolates, vinho tinto, cachorros quentes, produtos de charcutaria, frutos secos e alimentos que contêm glutamato de sódio. Este composto tem efeitos excitantes no cérebro, bem como a tiramina, que aumenta a pressão sanguínea causando dor.

icone05-laranja Dores de ouvido

Por norma, estas dores não surgem isoladas e acompanham outros tipos de mal-estar. Geralmente, têm como origem infeções respiratórias e, nesses casos, é aconselhável que se bebam caldos e canjas, porque estes preparados diminuem as impurezas nasais. Para diminuir as inflamações, prefira alimentos ricos em ómega-3, como salmão e nozes. Para fortalecer o sistema imunitário, ingira bagas silvestrescitrinos.

Segundo Kristine Arthur, os laticínios, pelo contrário podem aumentar a expectoração. No entanto, os iogurtes são permitidos, porque contêm probióticos. Alimentos empacotados e processados são completamente proibidos.

icone06-peixe Pele irritada e ruborizada

Estes sintomas podem indicar problemas de alergia. Como tal, é aconselhável o consumo de ómega-3 através de peixes gordos, nozes e óleos de sementes, bem como de alimentos altamente proteicos que melhoram a condição da pele.

Os alimentos que podem causar mais irritação são nozes, chocolates, tomates, ovos, frutos silvestres, leite, trigo e soja, conforme explica a dermatologista Debra Jaliman.

icone07-cha Muco nasal

É algo comum durante uma constipação. A receita: depois de tomar um banho, beba um chá quente de gengibre, porque tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Água com limão e sidra são igualmente úteis.

Já as comidas picantes são proibidas nestas situações.

icone08-coco Dificuldade em respirar

É muito comum quando se tem uma doença que provoca pressão sanguínea nas veias da zona nasal. Os vapores de um banho quente podem aliviar a sensação, mas experimente também beber leite com açafrão, que tem propriedades anti-inflamatórias. Acrescente duas colheres de côco, uma de gengibre seco, pimenta preta e mel. Ferva o preparado e beba ainda quente.

Não coma produtos laticínios nem picantes e evite o açúcar.

icone09-maca  Episódios de diarreia

Estas complicações podem ser causadas ou por um vírus ou por algum alimento que desencadeou uma resposta negativa no organismo. Se está assim, experimente a dieta BRAT. O conselho chega de James Lee, gastroenterologista do Hospital de St. Joseph, na Califórnia: inclui bananas, arroz, purés de maçã e tostas. Mas também melhora se comer farinha de aveia, batatas cozidas, bolachas salgadas e galinha ou peru cozidos.

Deve evitar guloseimas e pastilhas sem teor de açúcar, porque estes alimentos não são facilmente digestíveis durante estas complicações. Outros alimentos que podem provocar flatulência e inchaço são cebolas, maçãs, bróculos, repolho e feijões. Enquanto se sentir doente, evite também cafeína, álcool e laticínios.

icone10-brocolos Prisão de ventre

A obstipação acontece quando não consumimos alimentos ricos em fibras, como grão, frutas ou vegetais: estes alimentos estimulam a digestão e, segundo James Lee, um adulto deve consumir entre 25 e 30 gramas de fibras por dia. Por isso, quando passa por episódios de prisão de ventre, deve repor o consumo destes alimentos e pode ainda comer nozes, feijões, ameixas, aveia, bróculos, sementes de linhaça, pêras e maçãs. Além disso, aumente a ingestão de líquidos bebendo seis a oito copos de água por dia.

Em contrapartida, não coma chocolates, laticínios nem suplementos de ferro. Deve ter cuidado com os medicamentos: os narcóticos e anti-depressivos também dificultam a digestão.