O diretor do jornal i, Luís Rosa, apresentou o pedido de demissão esta manhã, que foi aceite pela administração da Newshold, detentora da publicação, avançou o Expresso.

A redação foi informada da situação através de um comunicado, confirmou o Observador. “As administrações da Newshold e da Icentral News decidiram hoje aceitar o pedido de demissão de director do jornal i apresentado pelo jornalista Luís Rosa”, lê-se no comunicado enviado à redação esta quarta-feira, assinado pelos administradores Mário Ramires e José Marquitos.

Luís Osório, até agora diretor-adjunto, assume a direção interinamente.

Em causa poderão estar algumas transferências de jornalistas para o semanário ‘Sol’. Os dois jornais têm o mesmo proprietário e passaram a funcionar no mesmo edifício no final do ano passado.

A meio da tarde, o conselho de redação do i emitiu um comunicado que explicava a demissão do diretor aos jornalistas, depois de ter reunido com a administração, onde terá sido informado de que se tratava de uma demissão irrevogável por parte de Luís Rosa . “A administração afirma que promoveu ‘várias reuniões com o intuito de demover’ Luís Rosa dessa decisão. A administração refere que, ‘infelizmente’, não conseguiu demover Luís Rosa da sua indisponibilidade para continuar na direcção do jornal”, pode ler-se.

O comunicado confirma a nomeação do director-adjunto, Luís Osório, como director interino do i, por forma a assegurar o “normal funcionamento da redacção e o desenvolvimento do projecto”. De acordo com administração, inicia-se agora o processo para garantir a constituição de uma nova equipa directiva, “capaz de concretizar o projecto que que consolide e mantenha o crescimento do jornal, quer em termos de vendas, quer em termos comerciais, quer em termos de notoriedade”. A escolha de Luís Osório para director interino é, segundo os administradores, o “garante de que não há nenhuma ruptura com o projecto”.A administração não adiantou uma data para a apresentação da futura direcção do jornal.

O jornal i foi criado em 2009 e teve como diretores Martim Avillez Figueiredo, André Macedo, Manuel Queiroz, António Ribeiro Ferreira, Eduardo Oliveira e Silva. Luís Rosa era diretor desde agosto de 2014.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR