“Olá Twitter! É o Barack. Mesmo!” Foi dito assim para que não restem dúvidas sobre quem é o novo utilizador @POTUS (President Of The United States) no Twitter. A conta foi aberta hoje a todos os utilizadores mas já havia sido reservada há alguns anos pela Casa Branca, conta o The Guardian.

Logo após ter sido anunciada, a conta oficial do presidente dos EUA começou a somar qualquer coisa como cinco mil seguidores por minuto. É uma nova voz que se acrescenta à conta pessoal de Barack Obama, no qual intervém pontualmente — sempre que o faz, assina “bo”. A Casa Branca oficializa e dá assim seguimento à actividade dos departamentos de Estado e instituições norte-americanos, que utilizam com regularidade as redes sociais para difundir informação oficial. Aliás, a conta do presidente junta-se à da primeira dama @FLOTUS (First Lady Of The United States) que já existe desde 2013.

Barack Obama era já o líder mais popular no Twitter. A grande inovação é o facto de esta conta ser controlada (aparentemente) pelo presidente e não por um departamento de comunicação. Caso se confirme, é mais um passo importante na proximidade entre a política e os cidadãos. Neste campeonato a presidência portuguesa está muito à frente da americana. Pode faltar o toque pessoal, mas a conta oficial da Presidência da República Portuguesa no Twitter, registada em novembro de 2008, é bem mais antiga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR