O Twitter tem vindo a tornar-se um meio privilegiado de contacto entre líderes e as suas comunidades, não só para promover as suas ideias, mas também para gerar debates e até alguma controvérsia. Quando cada vez mais políticos e instituições comunicam através desta rede social, quem são os mais bem-sucedidos? Quem tem mais seguidores?

Nas negociações sobre o programa nuclear do Irão, que terminaram no início de abril em Lausanne, o Twitter foi utilizado pelas partes envolvidas nas conversações para disseminar as informações mais recentes sobre o que se passava entre os líderes políticos, mostrando que esta rede social é cada vez mais privilegiada pelas instituições, nomeadamente, instituições do Estado, para chegar aos seus cidadãos e aos próprios meios de comunicação social. Um relatório da Burson-Marsteller intitulado Twiplomacy 2015 diz mesmo que atualmente cerca de 4.100 embaixadas e embaixadores estão ativos no Twitter.

Neste mesmo relatório, a consultora analisa os políticos mais bem sucedidos nesta rede social:

  • Quem tem mais seguidores?

O líder mundial com mais seguidores é Barack Obama que conta com mais de 58 milhões de contas a segui-lo. O presidente dos Estado Unidos foi mesmo um dos primeiros políticos a registar-se no Twitter com uma conta oficial, em 2007, usando esta ferramenta na sua campanha para as presidenciais de 2008.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente usa a sua conta para anunciar políticas públicas, partilhar vídeos das suas intervenções ou para partilhar algumas das suas citações mais marcantes.

  • Quem é mais influente?

A influência no Twitter mede-se pela quantidade de vezes que uma mensagem é reproduzida pelos seguidores. Neste caso, o líder mundial mais influente é o Papa. O Papa tem uma conta principal em inglês e desdobra-se em várias outras contas nas mais variadas línguas que assinalam datas particulares em cada país ou traduzem para essas línguas o que o Papa partilha na sua conta principal. Cada um dos seus tweets tem em média 9.929 reproduções.

A conta de Twitter do Papa em espanhol consegue ainda mais reproduções, com uma média de 10 mil por cada mensagem.

  • Quem é o político europeu mais influente?

A conta mais seguida é a conta oficial do primeiro-ministro britânico – embora ele tenha uma conta em nome próprio com cerca de um milhão de seguidores -, mas o líder com mais seguidores é mesmo Matteo Renzi, o primeiro-ministro italiano. Renzi já conta com 1,83 milhões de contas atentas àquilo que ele decide partilhar no seu perfil.

Outra conta muito seguida é a que parodia a chanceler germânica Angela Merkel. A chanceler escolheu não ter conta de Twitter, mas @Queen_Europe faz comédia com a política europeia.