O Banco Central Europeu não gostou de ler notícias e que o Banco de Portugal se preparava para arranjar uma solução para alguns dos cerca de 2.500 clientes lesados pela compra de papel comercial de empresas do GES e enviou um email à entidade de Carlos Costa a pedir respeito pela hierarquia de credores, estabelecida pelas regras europeias.

Mario Draghi, presidente do BCE, quer ter uma palavra a dizer neste processo, conta esta terça-feira o Diário Económico. De acordo com o jornal, o email do Banco Central Europeu data de 23 de março, dia em que surgiam notícias de que estaria para breve uma solução para os lesados do Grupo Espírito Santo. A solução, que não chegou a avançar, previa que os clientes do papel comercial pudessem ser compensados em 30% a 40% dos montantes que aplicaram.

Com este aviso dado pelo BCE ao BdP, fica claro que a solução para os lesados do BES pode demorar a ser cozinhada. Frankfurt quer um respeito pelas regras da resolução, o que impede o Novo Banco, como banco de transição, a indemnizar os lesados. Além disso, esta posição do BCE pede um respeito pela hierarquia de credores, avança o mesmo jornal.

Esta notícia surge no mesmo dia em que se soube que o Ministério Público mandou arrestar preventivamente bens de Ricardo Salgado. Na justificação, a PGR diz que o arresto “visa impedir uma eventual dissipação de bens que ponha em causa, em caso de condenação, o pagamento de quaisquer quantias associadas à prática do crime, nomeadamente a indemnização de lesados ou a perda a favor do Estado das vantagens obtidas com a atividade criminosa”.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR