Da próxima vez que se queixar da quantidade de escadaria que tem de subir para chegar a casa, lembre-se desta morada: rua Baldwin. Está na Nova Zelândia e apresenta um desnível de 35%: está no livro dos Recordes Guinness como a rua mais íngreme do mundo, informa o La Voz del Muro.

Na cidade de Dunedin, esta rua sobe – ou desce, dependa da perspetiva – ao longo de 350 metros. Se para muitos a vertigem desta rua é um verdadeiro desafio à percepção, para outros é o lugar perfeito para uma boa corrida contra… as alturas: a Baldwin Street Guttbuster acontece todos os anos e junta muitos estrangeiros que querem descer – e subir também – a rua da Nova Zelândia. No cume da estrada há uma bendita fonte de água para os atletas se refrescarem.

Foram os londrinos os responsáveis por desenhar estas ruas, sem grande preocupação pelas questões topográficas do local, explica o site Dunedin. Ao contrário de muitas estradas da região, o pavimento de Baldwin é feito de betão: caso tivesse sido coberta por alcatrão, este material escorregaria rua abaixo em dias de maior calor. Além disso, a aderência dos carros em dias de inverno mais húmidos é garantida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR