Colocar a mão por trás das costas e conseguir tocar no umbigo. Este é o novo desafio que está a ser testado em particular pelas mulheres — quem conseguir a proeza terá, supostamente, o “corpo ideal” e é totalmente saudável. Os restantes têm de perder peso até conseguirem passar o exame. As imagens têm aparecido nas redes sociais como prova do feito com a hashtag #bellybuttonchallenge (O desafio do umbigo).

Tudo começou na China, através da publicação de fotografias na rede social Weibo. Mas agora o teste já chegou ao mundo inteiro, com mais de 130 milhões de menções à hashtag do Belly Button Challenge. Conseguir tocar no umbigo com uma mão por trás das costas é mais um exercício de “flexibilidade e agilidade do que um exercício de saúde”, aponta Iara Rodrigues. Ao Observador, a nutricionista analisa o mais recente fenómeno cibernáutico e diz que “passar neste teste não é sinónimo de boa forma física”.

Iara Rodrigues reconhece que a gordura abdominal ou visceral “acarreta sempre mais risco cardiovascular, porque a gordura está localizada perto de órgãos vitais, como o fígado ou o pâncreas. Esta gordura é um dos indicadores de doenças metabólicas”. No entanto, conseguir fazer este desafio do umbigo não significa mais do que ter-se “braços longos e cintura fina”. Pode ser uma pessoa que pratique Pilates ou Yoga, por exemplo.

Um exemplo: “um homem que trabalhe muito os bíceps não vai conseguir fazer isto, o que não significa que não seja saudável. Pode fazer muito exercício físico”. Da mesma forma, uma mulher que pratique muito exercício físico e que seja adepta de musculação pode ter os músculos dos braços muito desenvolvidos e/ou a barriga muito definida. “Além disso, sabemos que há muita gente magra que não come bem. O conjunto de hábitos é que faz de uma pessoa saudável”, explica a nutricionista.

Iara Rodrigues conclui que este desafio do umbigo é “buzz cibernáutico integrado na febre das coisas saudáveis e do estar em forma”. Entre utilizadoras das redes sociais que se prestam ao teste há outros que têm ridicularizado a prova.

https://twitter.com/jkrowring/status/609114565729730560