O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta terça-feira, em Coimbra, que os quatro anos da política de saúde do Governo têm sido dramáticos, com base no relatório divulgado do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS).
“Como temos defendido e propomos no programa de Governo, é urgente melhorar a acessibilidade dos cidadãos aos cuidados de saúde e gradualmente ir diminuindo o valor das taxas moderadoras, de forma a termos um mais justo equilíbrio entre a contribuição dos cidadãos e do Estado”, disse o líder socialista.
António Costa, que falava aos jornalistas à entrada para uma reunião com autarcas socialistas, defendeu a expansão das unidades de saúde familiar e prometeu criar 100 novas unidades nos próximos quatro anos.
O Relatório da Primavera 2015, elaborado pelo OPSS, analisou a saúde dos portugueses após a intervenção da ‘troika’ e concluiu que faltam enfermeiros, os médicos estão mal distribuídos e que o valor das taxas moderadoras afasta os utentes.