Haverá uma relação direta entre formação e a idade em que se é pai pela primeira vez? Segundo um novo estudo da responsabilidade do Pew Research Center, a resposta é afirmativa. As estatísticas apuradas e publicadas no Chicago Tribune são um reflexo dessa (provável) realidade.

Considerando homens com idades compreendidas entre os 22 e os 44 anos, 77% dos que não concluíram o liceu tiveram o primeiro filho/filha antes dos 25 anos; 45% dos homens com alguma experiência académica estrearam-se nessa condição pela mesma altura e o número baixa para 14% quando se considera pais com a licenciatura concluída.

Os números revelam ainda que os pais que não terminam o liceu têm pouca probabilidade de entrar na paternidade mais tarde na vida, com apenas 9% a ter o primeiro filho entre os 30 e os 44 anos. Já 44% dos homens licenciados foram pais pela primeira vez entre os 30 e os 44 anos.

Num sentido mais amplo, eles são menos propensos do que elas no que a ter filhos diz respeito: 55% dos homens entre os 15 e os 44 anos não têm filhos, um número que baixa para 44% quando se salta para o lado da barricada feminina.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR