Um número recorde de mais de duas mil pessoas chegou hoje à Hungria vindo da Sérvia, disse a polícia, dias antes de o país completar a construção de um muro para impedir a entrada de imigrantes.

De acordo com uma declaração da polícia, um total de 2.093 migrantes atravessaram a fronteira para a Hungria na cidade de Roszke.

Estes imigrantes fazem parte de uma vaga de sete mil refugiados que começaram a viagem para a União Europeia mas que tinham sido bloqueados na semana passada quando a Macedónia declarou o estado de emergência e fechou as suas fronteiras, contribuindo para a pior crise migratória desde a segunda guerra mundial.

“Fomos barrados na Macedónia durante dois dias, os motins foram terríveis, a polícia usou armas e gás lacrimogéneo, vi uma idosa ser espancada e roubaram-lhe os papéis e o dinheiro”, contou à AFP um engenheiro de tecnologias de informação, de 29 anos, que saiu de Mossul, no Iraque, para fugir ao grupo extremista Estado Islâmico.

A Hungria já registou mais de 100 mil pessoas a pedir asilo este ano, mais do dobro do total do ano passado e muito mais que os dois mil que pediram asilo em 2012.

Os refugiados tentam entrar na Hungria antes da conclusão da construção de um muro com arame farpado, uma das medidas contra a imigração clandestina, a que se junta as penalizações para quem cruzar a fronteira sem autorização e o encerramento dos campos de refugiados permanentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR