Procuradores franceses disseram acreditar com “certeza” que os destroços de uma asa de avião encontrados na Ilha de Reunião no passado mês de julho, localizada a este de Madagáscar, no Oceano Índico, correspondem ao avião MH370, que desapareceu sem deixar rasto em março de 2014 com mais de 230 pessoas a bordo. A BBC, que está a avançar a notícia, diz que o fragmento da asa em causa, conhecido pelo nome “flaperon”, foi examinado em França por peritos internacionais em aviação.

De lembrar que a origem dos destroços da asa tem sido alvo de dúvidas e polémicas. Se a 5 de agosto era noticiado que os fragmentos diziam respeito ao avião que sumiu dos radares há 17 meses, dias depois a informação era contrariada pelo representante do governo francês na ilha de Reunião, Dominique Sorain — Sorain disse, à data, que o fragmento de asa “provavelmente” pertenceria ao aparelho desaparecido e que não fora encontrado mais nenhum destroço de avião na ilha da Reunião.

O avião MH370 partiu de Kuala Lumpur a 8 de março. Antes que pudesse chegar ao seu destino final, Pequim, o aparelho inverteu a rota e desapareceu dos radares sem qualquer justificação aparente — todos os comandos que permitiriam identificar e localizar o Boeing 777 foram desligados. Segundo os dados captados por satélite, o avião que transportava 239 pessoas voou durante várias horas até ficar sem combustível. Os destroços nunca foram encontrados, até agora, e desconhece-se ainda os motivos por detrás do desaparecimento do aparelho — a última localização conhecida foi no espaço aéreo da Malásia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR