O Twitter deverá deixar de ser a rede social dos 140 carateres no final do mês de março. A empresa estará a planear aumentar o limite para 10.000 carateres nos tweets, de acordo com informações avançadas pela Re/Code, citando “várias fontes familiarizadas com os planos da empresa”. A informação não é oficial e a empresa recusa comentar.
No entanto, Jack Dorsey publicou esta terça-feira uma mensagem em que defende as vantagens dos tweets mais longos:
— Jack (@jack) 5 janeiro 2016
Através desta imagem, o administrador executivo do Twitter explicou que a utilização das capturas de ecrã com muito texto é uma tendência crescente e que, por isso, o Twitter não vai ter problemas em ir ao encontro daquilo que as pessoas querem.
Segundo o Mashable, a ideia é mostrar, de forma predefinida, os primeiros 140 carateres de uma mensagem, sendo que o restante conteúdo — isto é, os restantes 9.860 carateres — só serão visíveis quando um utilizador expandir o tweet. A alteração, a verificar-se, poderá representar uma mudança no funcionamento desta rede social. É a limitação de 140 carateres que a caracteriza, desde o seu lançamento em julho de 2006.
No entanto, a remoção destas limitações não é nova — esta, em particular, já aqui a tínhamos abordado em outubro do ano passado. Os 140 carateres eram uma limitação também imposta no serviço de troca de mensagens privadas integrado na rede social. Mas, em meados de agosto, a empresa decidiu aumentar essa limitação também para 10.000 carateres.
1 picture is worth 1o,000 characters: pic.twitter.com/Npl2qp55uB
— Jeff Jarvis (@jeffjarvis) January 5, 2016
Os planos agora revelados farão parte dos esforços do Twitter no sentido de dar novo fôlego ao seu crescimento. Enquanto outras redes sociais — como o Facebook — têm aumentado significativamente o número de utilizadores, o Twitter viu o número de utilizadores ativos estagnar em cerca de 300 milhões. Para comparação, o Facebook encerrou o terceiro trimestre de 2015 com cerca de 1.5 mil milhões de utilizadores, de acordo com o site Statista. Em outubro do ano passado uma outra notícia dava conta do despedimento de 8% dos funcionários da empresa e, mais tarde, os resultados do terceiro trimestre terão preocupado os investidores.
É difícil prever o impacto da medida nas estatísticas da rede social. Contudo, a medida já gerou polémica entre os utilizadores ativos da rede:
querido twitter:
o tamanho importa. keep it short, please <3
a tua,
joana
— Joana Rita (@JoanaRSSousa) January 5, 2016
Hoje "da me dois minutos, vou escrever um tweet"
Março; "vão sem mim. Vou escrever um tweet"
— Sophia (@sophiaqualquer) January 5, 2016
This is terrible news for people like me whose core, career-defining skill is writing concise sentences that are exactly 140 characters long
— Tom Gara (@tomgara) January 5, 2016
Dear @Twitter,
Stop shooting yourself in the foot.
Kthxbai
Also, WTF?
https://t.co/3KTmXSXbZB
— Anonymous (@AnonyOps) January 5, 2016
If Twitter moves to 10,000 characters, email must move to 140 characters.
It's only fair.
— M.G. Siegler (@mgsiegler) January 5, 2016
Editado por Diogo Queiroz de Andrade.