Os titulares dos Negócios Estrangeiros do Japão e Estados Unidos, Fumio Kishida e John Kerry, discutiram hoje, por telefone, a crise diplomática entre a Arábia Saudita e o Irão, concordando na necessidade de resolver a situação mediante diálogo.

Numa conversa de 20 minutos, Kishida e Kerry partilharam a sua preocupação com a deterioração das relações entre Riade e Teerão, e a sua intenção de instar todas as partes a atuar com moderação para garantir a estabilidade do Médio Oriente, segundo revelou o ministro japonês hoje, em conferência de imprensa, de acordo com a agência Kyodo.

A Arábia Saudita e o Irão cortaram relações diplomáticas esta semana após a execução, em Riade, no passado sábado, do líder religioso xiita Nimr-al-Nimr e posteriores ataques à embaixada saudita em Teerão e ao consulado na cidade iraniana de Mashhad.

A crise gerou preocupação entre a comunidade internacional, que apelou à calma de ambos os países, de modo a evitar que uma escalada da tensão afete as negociações abertas para solucionar os conflitos na Síria, Iraque e Iémen.

O secretário de Estado norte-americano e o ministro japonês partilham também a preocupação com os testes de transporte aéreo que a China realizou recentemente nas Ilhas Spratly, um arquipélago cuja soberania é reclamada por vários países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR