O Instagram está caótico. A rede social anunciou em meados deste mês que vai acabar com a organização cronológica nos feeds. A alteração ainda nem sequer foi feita e já os utilizadores imploram aos seus seguidores que “ativem as notificações”, para que sejam informados sempre que estes publicarem. Ora, estamos aqui hoje para lhe dizer exatamente o contrário: não o faça. Para o seu próprio bem.
Se frequenta o Instagram, provavelmente reparou que, na última semana, a rede social encheu-se de pedidos como esse. Agora, imagine um cenário em que vai ativando as notificações para todas — ou, pelo menos, grande parte — das pessoas que segue. Sabe o que vai acontecer? Exatamente o que pediu: ser notificado quando essas pessoas publicarem.
Imagine então que, por exemplo, ativa as notificações para sete dos seus amigos — e que cada amigo publica duas fotografias por dia. Faça as contas. No total, irá receber 14 notificações. São muitas notificações. Mesmo muitas.
Escreve o jornal britânico The Guardian que, “resumidamente, não ative as notificações. E, definitivamente, não o faça para a todos os que lhe pedem isso. A única pessoa a quem deverá ativar as notificações é à pessoa de quem gosta, e se for esperto já o terá feito há muito tempo”.
O buzz que se gerou na rede social foi suficiente para merecer um comentário de quem manda. Numa publicação no Twitter — que, curiosamente, tem feito alterações semelhantes às agora anunciadas pelo Instagram –, a administração garante que, “para já, nada vai mudar no seu feed“, prometendo avisar quando as alterações forem feitas.
We're listening and we assure you nothing is changing with your feed right now. We promise to let you know when changes roll out broadly.
— Instagram (@instagram) 28 de março de 2016
Não se sabe ao certo quando é que as alterações vão chegar à generalidade do público. A 15 de março, o Instagram divulgou um comunicado no qual referiu que o conteúdo dos feeds passaria a ser mostrado com base “na probabilidade” de os utilizadores se interessarem por ele. “Todas as publicações vão continuar lá, apenas numa ordem diferente”, garantiu. E quanto à data de lançamento, tudo ficou em aberto: “Vamos levar tempo até fazer isto corretamente.” Mas “vamos ouvir o seu feedback pelo caminho. Verá a nova experiência nos próximos meses.”