910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Não ative as notificações no Instagram. É para o seu bem

Este artigo tem mais de 5 anos

O anunciado fim da ordem cronológica no feed do Instagram gerou uma onda de desespero na rede social. Mas não ative as notificações para as publicações dos seus amigos. É para o seu próprio bem.

i

THOMAS COEX/AFP/GettyImages

THOMAS COEX/AFP/GettyImages

O Instagram está caótico. A rede social anunciou em meados deste mês que vai acabar com a organização cronológica nos feeds. A alteração ainda nem sequer foi feita e já os utilizadores imploram aos seus seguidores que “ativem as notificações”, para que sejam informados sempre que estes publicarem. Ora, estamos aqui hoje para lhe dizer exatamente o contrário: não o faça. Para o seu próprio bem.

Se frequenta o Instagram, provavelmente reparou que, na última semana, a rede social encheu-se de pedidos como esse. Agora, imagine um cenário em que vai ativando as notificações para todas — ou, pelo menos, grande parte — das pessoas que segue. Sabe o que vai acontecer? Exatamente o que pediu: ser notificado quando essas pessoas publicarem.

Imagine então que, por exemplo, ativa as notificações para sete dos seus amigos — e que cada amigo publica duas fotografias por dia. Faça as contas. No total, irá receber 14 notificações. São muitas notificações. Mesmo muitas.

Escreve o jornal britânico The Guardian que, “resumidamente, não ative as notificações. E, definitivamente, não o faça para a todos os que lhe pedem isso. A única pessoa a quem deverá ativar as notificações é à pessoa de quem gosta, e se for esperto já o terá feito há muito tempo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O buzz que se gerou na rede social foi suficiente para merecer um comentário de quem manda. Numa publicação no Twitter — que, curiosamente, tem feito alterações semelhantes às agora anunciadas pelo Instagram –, a administração garante que, “para já, nada vai mudar no seu feed, prometendo avisar quando as alterações forem feitas.

Não se sabe ao certo quando é que as alterações vão chegar à generalidade do público. A 15 de março, o Instagram divulgou um comunicado no qual referiu que o conteúdo dos feeds passaria a ser mostrado com base “na probabilidade” de os utilizadores se interessarem por ele. “Todas as publicações vão continuar lá, apenas numa ordem diferente”, garantiu. E quanto à data de lançamento, tudo ficou em aberto: “Vamos levar tempo até fazer isto corretamente.” Mas “vamos ouvir o seu feedback pelo caminho. Verá a nova experiência nos próximos meses.”

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.