O chefe da diplomacia dos Estados Unidos da América afirmou esta quinta-feira que a morte da deputada trabalhista britânica Jo Cox durante a campanha do referendo sobre a União Europeia no Reino Unido é um ataque contra todos os defensores da democracia.

Durante uma visita a Copenhaga, na Dinamarca, John Kerry expressou a sua “profunda tristeza ao ver que uma jovem parlamentar que, obviamente, era uma jovem mulher com um enorme talento, foi morta no exercício das suas funções no seu círculo eleitoral”. “É um ataque contra todos aqueles que defendem e têm fé na democracia”, acrescentou o secretário de Estado norte-americano.

Antes destas declarações e do anúncio da morte de Jo Cox, Lars Lokke Rasmussen, primeiro-ministro da Dinamarca, já tinha condenado a agressão na rede social Twitter. “Chocado ao saber do ataque contra a deputada. Os meus pensamentos estão com ela e com a sua família“, escreveu na altura.

Jo Cox, de 41 anos, foi hoje atingida a tiro perto da biblioteca da cidade de Birstall, norte de Inglaterra, quando participava numa ação da campanha a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia. A polícia deteve um homem de 52 anos relacionado com o incidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR