Como seriam alguns dos monumentos e lugares mais emblemáticos do planeta se o gelo do Ártico derretesse? Foi com o objetivo de responder a esta pergunta que a associação ambientalista Greenpeace criou um vídeo que dramatiza alguns dos efeitos do degelo.
A Torre de Ouro de Sevilha passaria a ter vista para um desolador terreno seco e o Big Ben de Londres não estaria tão próximo do rio Tamisa, que seria uma sombra em termos de caudal do que é hoje. Os hotéis da marginal de Miami seriam fustigados pelas ondas e a Grande Muralha da China teria uma envolvente bem diferente daquela a que estamos habituados a ver.
O vídeo faz parte integrante do relatório “O que acontece no Ártico afeta-nos a todos“, que pretende sensibilizar para a importância deste continente gelado refere o ABC que divulga a versão espanhola do vídeo (acima).
Foi também para a campanha “Vozes pelo Ártico” da associação ambientalista que o pianista italiano Ludovico Einaudi compôs uma peça em especial a que chamou “Elegia pelo Ártico” e que tocou numa plataforma no gelo Ártico.
This week Arctic future is being decided. Ludovico Einaudi performs to #SaveTheArctic https://t.co/WmBKM5nH5f pic.twitter.com/UJ1n2s6Z6Z
— Greenpeace International (@Greenpeace) June 20, 2016