A Comissão Europeia tem vindo a realizar “progressos firmes” nas negociações com os EUA sobre o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, conhecido pela sigla TTIP. A garantia, da própria Comissão, surge horas depois de o vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, ter dito que as negociações para o acordo de comércio livre estavam mortas mas que ninguém o admitia. Nada disso, diz Bruxelas: “a bola ainda está a rolar“.

“Embora as negociações comerciais levem tempo, a bola está a rolar neste momento e a Comissão tem vindo a fazer progressos firmes nas negociações que estão a decorrer sobre a TTIP”, afirmou um porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, esta segunda-feira. Na realidade, garante o porta-voz, “as negociações estão, de facto, a entrar na fase crucial, já que temos em cima da mesa propostas para todos os capítulos e temos uma forte noção acerca dos contornos do que poderá o acordo futuro”.

“A bola ainda está a rolar”, garante a Comissão Europeia.

Citado pela Reuters, numa entrevista televisiva, o alemão Sigmar Gabriel tinha mostrado uma visão totalmente oposta. “As negociações com os EUA fracassaram, na realidade, porque nós, os europeus, não quisemos submeter-nos às exigências dos americanos”, afirmou o responsável.

O TTIP é um acordo controverso sobre o qual o Observador publicou um Explicador em abril.