771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Luís Ribeiro

Convidado

Artigos publicados

Crescimento Económico

A traição das elites económicas

Nesta triste situação, como é possível ao ex-didata da London Business School, Berkeley e Yale possa achar que Portugal tem um futuro “risonho” quando tudo aponta precisamente em sentido contrário?  
Guerra na Ucrânia

A “Guerra Morna” e ironias históricas ocidentais

O lúgubre fantasma da URSS paira sobre ambos os antagonistas, quer exacerbando a visão russa sobre a agressividade da aliança ocidental, quer instilando receios de uma progressão russa sobre a Europa.
Guerra na Ucrânia

O erro de Putin

Em cada dia que passa sem que a guerra termine Putin perde preciosos pontos de popularidade junto das elites que o protegem e da população que nele votou para a liderança da Rússia.
Polémica

Um 25 de abril sangrento

Com cerca de 500 mortos e a dinamitação do Padrão dos Descobrimentos proposta por Ascenso, introduzir-se-ia Portugal no progresso europeu e encerrar-se-ia digna e definitivamente o ciclo do império.
Eduardo Lourenço

O enigma de ser Português

Eduardo Lourenço foi dos poucos que teve a coragem de enfrentar e pensar, em termos de identidade nacional, o cataclismo histórico que foi o fim do império
Médio Oriente

Um novo patamar geopolítico no Próximo Oriente

O contexto atual da crise na Síria após o ataque sírio/russo a Idlib é de escalada de uma situação em que já há dezenas de soldados de um país da OTAN mortos por ataques apoiados por forças russas.
Crescimento Económico

Como vai o motor da nossa economia?

Estamos a viver “à sombra da bananeira” de uma alta imobiliária que alguns consideram já ser mais uma “bolha” do que um “boom”. É uma ilusão que se esfuma facilmente e é incapaz de arrastar a economia
Liberdades

Também tu, Universidade de Harvard?

Viver na espuma dos acontecimentos, sem aprofundar as consequências, leva a isto: cai um preconceito, mas é logo substituído por outro. O preconceito racial é substituído pelo preconceito do #MeToo.
Catalunha

A democracia espanhola no banco dos réus

Os catalães viveram a ilusão de que teriam o reconhecimento de uma individualidade pela qual anseiam há séculos. Enganaram-se no país. A democracia espanhola ainda teme a voz das suas autonomias.
Brexit

Mayday

Theresa May só conseguirá a necessária aprovação parlamentar quando o seu projeto de acordo surgir claramente como a única tábua de salvação no oceano de formulações possíveis para o Brexit.
Combustível

O significado político dos coletes amarelos

As manifestações dos coletes amarelos foram a primeira movimentação popular de peso contra políticas ambientais. O seu profundo significado político reside precisamente no reconhecimento desse facto.
Estados Unidos da América

Como lidar com Donald Trump

O “animal político” Trump alimenta-se das críticas, que lhe são tanto mais nutritivas quanto mais radicais forem. Ele pode com todo o tipo de ataques: apocalípticos, baixos, ordinários, até brejeiros.
Diplomacia

Portugal e o Brexit

Portugal, ao colar-se às posições continentais europeias, não renega apenas o seu passado de aliança com Inglaterra, está também a querer afirmar-se num terreno onde corre o risco de ficar isolado.
Espanha

O regresso da História

O reaparecimento do nacionalismo centralista não aparenta limitar-se a querer manter as fronteiras atuais do estado espanhol, pretende também alcançar um objectivo secular: a unificação peninsular.
Sociedade

Populismo e temas fraturantes

A eleição de Donald Trump devia funcionar como um alerta: mexer em temas fraturantes pode ter consequências dramáticas para uma sociedade, abrindo caminho a mudanças políticas totalmente inesperadas.
Finanças Públicas

O grande encentenador

Centeno conseguiu resolver os problemas da geringonça e os da Europa, mas sem qualquer contribuição para resolver o problema nacional. Merece ser Presidente do Eurogrupo, mas não ministro das Finanças
Estados Unidos da América

Analytica em análise

É mau para a esquerda ter “teorias da conspiração” para justificar maus resultados. Enquanto não interiorizar onde falhou não logrará fazer as mudanças necessárias para recuperar o eleitorado perdido
TGV

Uma tragédia a alta velocidade

Para quê ceder às pressões espanholas e entrar num negócio que a priori não é lucrativo e que conduzirá Portugal a maior dependência de uma Espanha centralizadora, como se está a ver no caso catalão?
Maioria de Esquerda

O último cartucho do PS

O PS assume-se, a partir da geringonça, como mero mediador entre forças politicas opostas, tendo por objetivo lutar contra aquilo que o próprio Pedro Nuno Santos admite ser o atual “consenso europeu".
União Europeia

A Catalunha e o fim da Europa Federal

A questão catalã está a ser um divisor de águas a nível nacional e europeu – e o tão federalismo europeu está a mostrar não ser mais do que um pretexto sob o qual se prosseguem interesses nacionais.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos