O objeto que o homem abatido na terça-feira pela polícia em El Cajón, na Califórnia, Estados Unidos, apontou aos agentes foi um cigarro eletrónico, informaram esta quinta-feira as autoridades.
“O vaporizador tem um cilindro prateado de 2,5 centímetros de diâmetro e 7,5 de comprimento”, explicou a polícia, em comunicado, ao referir-se ao objeto apontado pelo homem antes de ser abatido.
No momento em que o homem juntou as duas mãos, colocando-as numa aparente posição de tiro, os dois agentes dispararam: um com um taser, pistola que envia descargas elétricas, e outro com a sua arma de fogo.
O homem abatido foi identificado como Alfred Okwera Olango, de 38 anos, oriundo do Uganda. A polícia difundiu uma fotografia do momento em que Olango apontou o objeto a um dos agentes — extraída de um vídeo amador que não pretende tornar público.
Na quarta-feira, pelo segundo dia consecutivo, dezenas de pessoas protestaram em El Cajon por causa da morte de Olango, para pedir que esse vídeo, atualmente na posse da polícia, seja divulgado e para reivindicar uma investigação independente ao caso.
Este incidente ocorreu em contexto de crescente tensão racial nos Estados Unidos e quando se realizaram outras manifestações, designadamente em Charlotte, no Estado da Carolina do Norte, no sudeste, para protestar conta a morte de negros abatidos pelas forças da ordem.