O eurodeputado Guy Verhofstadt, responsável pela negociação do Brexit em nome do Parlamento Europeu, vai propor que os britânicos (os que o desejarem) possam continuar a ser tratados como cidadãos da União Europeia. Um estatuto que lhes permitiria, inclusive, participar em eleições para o Parlamento Europeu mesmo depois de o Reino Unido concretizar a sua saída do projeto europeu (um processo que deverá estar concluído até outubro de 2018, nas estimativas de responsáveis da Comissão Europeia).

Verhofstadt considera a proposta — divulgada pelo jornal britânico The Independent — “muito importante”. A ideia terá “captado a imaginação e a esperança” dos 48% de britânicos que votaram contra o Brexit e surge em absoluto contraste com a posição que o presidente da Comissão Europeia tem assumido desde o referendo. Esta sexta-feira, Jean-Claude Juncker vaticinava o destino dos países que decidam abandonar o projeto europeu: “Não existirão como nações individuais sem a União Europeia”.

O eurodeputado, que continua a trabalhar num relatório sobre as mudanças a imprimir na União Europeia com a saída do Reino Unido, que terá de apresentar ao Comité de Assuntos Constitucionais do Parlamento Europeu (PE), defendeu esta semana a ideia de que esta questão seja analisada de forma independente, dada a sua “importância”e a necessidade de apresentar soluções ainda antes de o processo de afastamento entre o Reino Unido e a UE estar concluído.

Neste momento, ainda não é claro que medidas vão fazer parte do pacote de Verhofstadt, mas a imprensa britânica refere que a “cidadania associativa” que poderá ser oferecida aos cidadãos daquele país poderá garantir-lhes a liberdade de circulação no espaço comunitário e a possibilidade de trabalhar em qualquer país da União Europeia como outro cidadão de pleno direito, além de prever a participação nas eleições ao Parlamento Europeu, mesmo que a classe política britânica fique afastada desses lugares. Também não foi especificado, para já, de que forma a burocracia europeia permitirá enquadrar este novo estatuto de cidadania europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR