O mês de janeiro pode ser considerado a segunda-feira do ano: uma altura que envolve uma certa neura pós-excessos mas também uma enorme vontade de ser melhor, mais saudável e equilibrado. Há quem se vire para o ginásio, para as dietas ou os sumos detox. E agora também pode haver quem simplesmente reserve quarto num hotel.
Os programas detox e energizantes chegaram ao Penha Longa no final de 2016, juntamente com a reformulação do spa, para juntar em três, cinco ou sete dias um conjunto de atividades pensadas para promover o bem-estar, desligar do stress e recarregar baterias.
“A ideia é que isto seja um ponto de partida para a criação de novos hábitos”, diz António Macias, diretor do centro de Wellness do resort enquadrado pelo Parque Natural Sintra-Cascais. “Acredito que as pessoas têm de fazer o que gostam e aqui a lógica é experenciar coisas boas, ir pelo prazer e não pela dor. Estive muitos anos ligado aos health clubs e um dos grandes desafios é manter a fidelização. Mas porque é que as pessoas deixam de ir? Porque não gostam do que vão fazer ao ginásio.”
António Macias é não só o responsável pelo spa mas também quem recebe os hóspedes dos planos wellness numa consulta personalizada que tem como objetivo perceber os hábitos e o estilo de vida de cada um. Durante uma hora discutem-se temas como os hobbies, a alimentação, o sono, a gestão do stress, a perceção do corpo, a saúde financeira, a sexualidade, a rede de amigos e o que gostava de se melhorar. A ideia é avaliar como está o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito — definição pura do que é o wellness — e encontrar o que mais se adequa a cada pessoa: que tipo de atividade física prefere, qual a que mais se adapta ao seu dia-a-dia, como pode ficar mais em sintonia com o seu estilo de vida e pôr em prática, de forma realista, aquilo que ouve na consulta e depois recebe num relatório.
“Uma forma de criar um novo hábito é colá-lo a um que já exista”, diz António Macias, pouco antes de mostrar uma pirâmide de wellness onde a base é constituída pela parte mental — “se esta não estiver bem, o resto também não funciona” — e os outros vértices são completados pelo movimento e a nutrição.
Tal como acontece na consulta, nos programas wellness do Penha Longa essas duas vertentes são também personalizadas. Na parte da alimentação há um nutricionista que desenha um plano individual e acesso às cartas dos restaurantes do resort, na parte do movimento pode-se escolher um treino personalizado entre cinco atividades disponíveis: ioga, pilates, fitness, padel, natação, corrida ou power walking.
Um dia típico neste pacote inclui portanto estadia no hotel de cinco estrelas, um pequeno-almoço no buffet do restaurante Il Mercato — com sumos naturais, leites vegetais, zona gluten free, fruta, chás que ajudam a libertar as toxinas, sementes, frutos secos, iogurte biológico e zona de fumados — tratamentos no spa, acesso ao jardim japonês e às piscinas (a interior conta, desde a reformulação, com um circuito de jatos), atividade física que pode ser no centro de fitness ou ao ar livre e almoço no Arola, onde uma carta saudável ajuda a resistir às famosas batatas bravas do chef reconhecido este ano com uma estrela Michelin pelo restaurante LAB (também no Penha Longa, aberto apenas aos jantares).
Preço da experiência: a partir de 650 euros por pessoa. Um chamado detox de luxo.
Nome: Programas wellness do Penha Longa Resort
Duração: 3, 5 ou 7 dias
Preço: a partir de 650€ por pessoa
Reservas e informações: 21 923 9650; spa.penhalonga@penhalonga.com