786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

PSD. Mulher de Lobo Antunes candidata à junta de Campo de Ourique

Este artigo tem mais de 5 anos

A concelhia de Lisboa reuniu-se, mas distrital impôs 19 nomes para presidentes de junta. Foram aprovados por todos menos pelo demissionário Mauro Xavier. Rodrigo Gonçalves foi o grande derrotado.

i

Neusa Ayres

Neusa Ayres

A ex-jornalista Cristina Ferreira de Almeida, mulher do escritor António Lobo Antunes será candidata pelo PSD à Junta de Freguesia de Campo de Ourique. O nome da profissional de comunicação — que trabalhou na TVI, na RTP ou na CMTV, entre outras empresas e títulos — fazia parte de uma lista de 19 nomes, a que o Observador teve acesso, que foi aprovada na tarde desta quinta-feira numa reunião muito polémica da concelhia de Lisboa, que ficou marcada pela demissão de Mauro Xavier da presidência da estrutura.

Esta lista de 19 dos 24 candidatos sociais-democratas às juntas de Lisboa — é suposto que os cinco restantes presidentes de junta do partido se recandidatem — foi levada à concelhia já com carta branca da Distrital do partido, e com o conhecimento da candidata à câmara, Teresa Leal Coelho, disse ao Observador uma fonte presente na reunião. Todos os nomes dos 24 candidatos às juntas terão de ser aprovados pela distrital numa reunião que, sabe o Observador, deve realizar-se em breve.

Mauro Xavier deixa presidência da concelhia do PSD e explica saída em carta aos militantes

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta comissão política da concelhia lisboeta prenuncia a reabertura das guerras entre as fações do partido na capital, num momento em que o PSD já está perante uma candidatura vista como fraca e sem hipóteses de disputar a vitória na câmara ao socialista Fernando Medina. Considerada perdida a liderança do município por antecipação, a luta decide-se, para o aparelho, ao nível das juntas de freguesia. Dois núcleos (Oriental e Ocidental) uniram-se agora contra o Núcleo Central, que está sob a influência de Rodrigo Gonçalves, o novo presidente interino da concelhia com a saída de Mauro Xavier.

No início da reunião, Mauro Xavier — que só no fim do encontro formalizou a sua demissão — propôs que os nomes das duas listas com os nomes para presidentes de junta fossem votados um a um. Luís Newton, presidente da Junta da Estrela (com influência no Núcleo Ocidental), contrapôs que fossem votadas as listas em separado e de braço no ar. A comissão política de Lisboa acabou por chumbar a votação dos candidatos um a um, aprovando a votação das duas listas com os nomes, mas por voto secreto. Ao perder esta votação, Rodrigo Gonçalves acabou por retirar a sua lista com os oito nomes para as juntas da sua área geográfica e votou favoravelmente os 19 nomes apresentados pelas outras fações. Houve apenas um voto contra: o de Mauro Xavier, porque fez questão de o mostrar aos outros membros da comissão política.

A rede da família Gonçalves: como se tornaram poderosos no PSD/Lisboa

No entanto, a seguir à reunião Rodrigo Gonçalves escreveu um post no Facebook a contar o que se tinha sucedido: “Esta tarde, em reunião da Comissão Política da concelhia de Lisboa, foi-nos apresentada e imposta, por Teresa Leal Coelho e Pedro Passos Coelho, uma lista de 19 nomes para candidatos à presidência das Juntas de Freguesia de Lisboa. Estranhamente, dos 19 nomes propostos, foram excluídos os nomes aprovados pelo Núcleo Central.”

Rodrigo Gonçalves escreveria ainda que, mesmo sem compreender a exclusão dos nomes por si apresentados, não ia contribuir para a divisão do PSD em Lisboa. Mas não será fácil manter um desígnio quando a situação é de guerra aberta.

Com a saída de Mauro Xavier, a vogal da comissão política Alexandra Barreiras Duarte, também anunciou que se demitia. “Apresentei a demissão”, confirmou ao Observador. “Fui convidada pelo Mauro Xavier, fiz partes das listas para a vereação e considero terminado este ciclo. Vai ser muito desagradável o que se vai passar a partir de amanhã no PSD/Lisboa”, afirmou ao Observador esta dirigente que tem sido vereadora substituta na câmara quando falta Fernando Seara ou Teresa Leal Coelho.

O Observador sabe que, com esta demissão, os dirigentes da fação que dominam o Núcleo Ocidental estão a ponderar a possibilidade de uma demissão em conjunto da concelhia de Lisboa de modo que Rodrigo Gonçalves não tenha o quórum necessário e que a estrutura vá abaixo. Como o partido já estipulou que eleições para estruturas internas só podem realizar-se depois das autárquicas, isso significa que Teresa Leal Coelho faria campanha sem a existência de uma concelhia do partido na capital.

Controverso Rodrigo Gonçalves ascende a presidente da concelhia de Lisboa

No caso de não haver demissões na concelhia, Rodrigo Gonçalves ficará a liderar uma estrutura onde não tem maioria e onde as suas decisões podem ser bloqueadas. Segundo repetiram várias fontes do PSD lisboeta ao Observador, neste momento o aparelho social-democrata da capital já não está a pensar tanto nas eleições locais, mas nas disputas internas que se vão seguir às autárquicas quer a nível local como nacional.

Os nomes para as 19 juntas de freguesia que não têm presidentes do PSD são os seguintes:

  • Ajuda – Luís Almeida, piloto-aviador;
  • Alcantara – António Sargo Vicente, bancário;
  • Alvalade – Nuno Pedroso, diretor jurídico e de recursos humanos da Inditex;
  • Arroios – Lúcia Saraiva, jurista e advogada;
  • Beato – Pedro Jesus, presidente do Ginásio Clube do Alto Pina;
  • Benfica – António Alvim, médico
  • Campo de Ourique – Cristina Lobo Antunes, jornalista;
  • Campolide – Francisco Peres, gestor;
  • Carnide – José Morgado, administrador de empresas;
  • Lumiar – Maria Emília Apolinário, professora aposentada;
  • Marvila – Luís Castro;
  • Misericórdia – António Pinto de Abreu, gestor;
  • Olivais – Arnaldo Costeira, membro da direção Instituto Superior de Educação e Ciências – ISECLisboa;
  • Parque das Nações – João Mota Lopes, gestor informático;
  • Penha de França – Afonso Costa, ex-presidente de junta;
  • Santa Clara – Maria Albertina, membro da Assembleia de Freguesia;
  • Santa Maria Maior – Manuel Almeida Ribeiro, professor universitário;
  • São Domingos de Benfica – Luís Vieira da Silva, gestor;
  • São Vicente – Paulo Quadrado, funcionário público.
Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos