O atual presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, eleito na lista do PSD, vai ser o candidato do PS, como independente, àquela autarquia nas próximas eleições autárquicas, anunciaram hoje os socialistas.

Numa nota enviada à agência Lusa, o presidente da Federação do PS de Leiria, António Sales, afirma que os socialistas estão “muito satisfeitos, orgulhosos e honrados com a apresentação desta candidatura, cujo valor é conhecido de todos os munícipes”.

“Não nos movem interesses partidários, nem cores ou guerras políticas, mas a certeza de que estamos do lado que melhor serve os interesses dos eleitores”, acrescentou, na mesma nota. António Sales justifica a escolha do nome de Valdemar Alves, aprovado no sábado à noite pela Concelhia de Pedrógão Grande, com um “conjunto de provas dadas nos últimos quatro anos pelo autarca”.

O presidente da Federação do PS destacou a “criação de uma zona empresarial, cujas projeções apontam para a criação de 163 postos de trabalho, um investimento já admitido no âmbito dos fundos comunitários do Portugal 2020, e a requalificação de vários espaços públicos – tais como a criação do parque verde de Graça, mercado de Vila Facaia, o recinto da Feira de Pedrógão Grande, a piscina municipal ou o centro de saúde”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo António Sales, quando Valdemar Alves iniciou o seu mandato “deparou-se com uma situação financeira municipal bastante delicada, que exigiu racionalidade económica e boa gestão para que as contas municipais não se desequilibrassem”.

Para o socialista, o atual presidente garantiu o “equilíbrio das contas”, ao mesmo tempo que as “instituições do concelho viram os apoios reforçados, o que permitiu vitalizar o tecido social e cultural do território de Pedrógão Grande”.

António Sales elogia ainda o facto de Valdemar Alves não ter cedido à tentação da concentração de poderes: “fez sempre questão de nunca pertencer ou aceitar os convites que foram feitos para integrar associações ou organizações do concelho, deixando à cidadania o que é da cidadania.”

“Não somos indiferentes a este trabalho e acreditamos que não deve ser desperdiçado”, acrescentou António Sales, que acredita numa “candidatura vencedora”.

Depois do seu nome não ter sido escolhido pela Comissão Concelhia do PSD de Pedrógão Grande para se recandidatar, o autarca já tinha anunciado que iria voltar a concorrer à autarquia que lidera há quase quatro anos, como independente, com ou sem apoio de outro partido.

A concelhia de Pedrógão Grande e a distrital de Leiria do PSD aprovaram o nome de João Marques, que liderou a Câmara de Pedrógão Grande durante quatro mandatos, antes de Valdemar Alves, para se candidatar ao cargo de presidente da autarquia.

“Foram buscar-me a Lisboa e agora fazem isto [apoiarem outra candidatura]. Foi uma surpresa para mim”, referiu à Lusa Valdemar Alves, na altura, lembrando que a escolha de João Marques “não foi unânime” e que, “apesar de não terem divulgado, teve um voto contra”.

“A minha recandidatura é uma questão de honra”, sublinhou Valdemar Alves, salientando que “acima de tudo, estão os pedroguenses” e que tem recebido “o carinho das pessoas”. Valdemar Alves revelou ainda que já deixou o aviso à Comissão Coordenadora Autárquica do PSD: “Vou ser o próximo presidente da Câmara de Pedrógão Grande”.

O atual presidente do município adiantou que encomendou uma sondagem, que está depositada na ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social, que lhe dá a “vitória, quer como candidato do PSD ou como independente”.

A Câmara de Pedrógão Grande tem sido sempre liderada pelo PSD, com exceção de um mandato. Nas últimas eleições, o PSD elegeu três vereadores e o PS dois.

As eleições autárquicas realizam-se a 01 de outubro.