O The Presidential, antigo Comboio Presidencial que desde abril de 2016 se transformou num autêntico restaurante de fine dining sobre carris, vai voltar à ação todos os fins de semana entre 23 de setembro e 29 de outubro, tendo muitas novidades no cardápio. Os chefs escolhidos para participar, por exemplo, são uma delas.

“Sempre procurámos chefs com estrela Michelin”, começa por explicar Gonçalo Castel-Branco, mentor e curador do projeto, ao Observador. “No início, como abríamos as reservas antes de termos os chefs confirmados, as estrelas eram uma garantia de qualidade”, continua. A verdade é que nesta nova edição — chamada Harvest Edition 2017 — o paradigma mudou. “Achámos que o projeto por si só já tinha prestígio suficiente para não nos restringirmos apenas a chefs Michelin. Assim, já podemos contar com a participação de outros cozinheiros muito talentosos que ainda não foram estrelados”, conclui, referindo-se em específico à presença do mediático Ljubomir Stanisic (14 e 15 de outubro), que será um dos responsáveis pela comida deste restaurante ferroviário. Na restante lista de chefs surgem os nomes de Pedro Lemos (23 e 24 de setembro) — um repetente nestas andanças –, Vítor Matos (30 de setembro e 1 de outubro) e Miguel Rocha Vieira (7 e 8 de outubro), todos com uma estrela Michelin (Matos no Antiqvvm e Lemos no seu restaurante homónimo, ambos no Porto; Rocha Vieira na Fortaleza do Guincho, em Lisboa).

Um exemplo do tipo de comida que poderá provar a bordo. © Tiago Pais/Observador

A segunda grande novidade é o fim de semana Rising Stars, uma viagem em tudo igual às restantes mas com a diferença de que a refeição servida será confecionada a quatro mãos, por talentosos jovens chefs que, apesar de ainda não terem atingido os galardões da marca de pneumáticos, já são tidos como sérios candidatos a lá chegar. Vasco Coelho Santos do Euskalduna Studio, no Porto, e João Oliveira do Vista, em Portimão, vão formar a primeira dupla deste nova aposta do The Presidential (cozinham a 28 e 29 de outubro).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Todos os almoços continuam a ser servidos na viagem de ida. Depois da chegada ao Apeadeiro de Vesúvio, os passageiros serão encaminhados para a Quinta com o mesmo nome — a preferida da mítica Dona Antónia e a única das 23 propriedades da Symington Family Estates que só abre ao público nesta ocasião –, onde vão poder participar numa prova de vinhos do Porto. Na viagem de regresso à Estação de São Bento, no Porto, haverá uma carruagem-bar com música ao vivo e uma outra que serve de salão de chá.

Uma refeição de luxo, com vinhos de topo (os almoços serão acompanhados apenas com vinhos da Niepoort) e servida a bordo de um comboio histórico. Para que a experiência não fique por aqui, existem ainda dois packs Presidential à escolha que permitirão estender a viagem por mais dois ou três dias. Ambos são personalizáveis, podendo-se fazer uma série de upgrades como, por exemplo, participar no ritual da pisa da uva na mesma Quinta do Vesúvio, descer o rio Douro de barco (almoçando a bordo durante a viagem), ou até fazer uma ronda de golfe no campo do Hotel do Vimieiro.

O quê? The Presidential Train
Quando? Fins de semana, de 22 de setembro a 29 de outubro
Onde? Linha do Douro, da Estação de São Bento ao Apeadeiro de Vesúvio
Quanto? Pack de 1 dia a 500€ p/pessoa (reservas aqui)