Rádio Observador

Volkswagen

Beetle. Carocha do futuro pode ser eléctrico

Proposta revivalista, o Volkswagen Beetle já foi dado como à beira do fim, mas surge agora a hipótese de uma nova geração ainda mais próxima do Carocha original: com tracção traseira. E eléctrico.

Autor
  • Francisco António

Modelo que procura homenagear o icónico Carocha, o Beetle acabou por não ter o sucesso comercial que os seus criadores gostariam. Motivo pelo qual a sua morte foi já dada como quase certa. Sucede que, agora, vislumbra-se a possibilidade de continuar na gama da Volkswagen. Como modelo de tracção traseira e eléctrico.

A revelação foi feita pelo próprio presidente executivo da marca alemã, Herbert Diess, em declarações à britânica Autocar. “Se queremos mesmo fazer o Beetle, um modelo eléctrico seria bastante melhor que a solução actual. Além de que poderia ser mais próximo do modelo que lhe está na origem, já que poderia tornar-se tracção traseira”, defendeu.

No entanto, Diess também não deixou de sublinhar que a decisão quanto à continuação do Beetle ainda não está tomada. Sendo, por isso, de esperar pela conjugação de todas vontades – e até algum alinhamento da parte dos astros – para que seja possível ver um futuro Beetle trocar a base técnica do pouco convincente Golf Mk6, pela novíssima plataforma MEB para veículos eléctricos do Grupo Volkswagen.

Plataforma que, estando preparada para receber qualquer tipo de tracção (dianteira, traseira ou integral) “foi concebida para servir de base a mais de 15 novos modelos eléctricos, cinco dos quais chegarão ao mercado com o emblema da Volkswagen”, realçou Diess.

Enquanto a decisão final não é tomada, certo parece já estar que a actual geração do Beetle se irá despedir da linha de produção no final de 2018 – altura em que ainda não existirá qualquer sucessor a quem passar o testemunho.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)