O Presidente da Guatemala anunciou este domingo que deu instruções para que a embaixada deste país em Israel seja mudada de Tel-Aviv para Jerusalém, seguindo a decisão de Donald Trump de mudar a embaixada norte-americana para Jerusalém, que reconheceu como a capital legítima de Israel.

No Facebook, Jimmy Morales explicou que decidiu fazer a mudança depois de conversas com Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel.

A Guatemala foi um dos nove países a votar nas Nações Unidas a favor da mudança decidida pelos Estados Unidos, juntamente com Estados Unidos e Israel. 128 países votaram contra a decisão dos EUA.

Os Estados Unidos contribuem dão uma significativa contribuição financeira para o orçamento da Guatemala, e Donald Trump ameaçou, pouco antes da votação na Assembleia Geral das Nações Unidas cortar o apoio financeiro e humanitário aos países que votassem contra a sua decisão.

A decisão foi muito contestada no mundo árabe, mas não só. Os parceiros europeus anunciaram que não aprovam da decisão e que a melhor solução para o conflito passa pela criação de um Estado palestiniano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR