478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Jerusalém

Noticiário

10h. Jerusalém. Ouvem-se sirenes pela primeira vez

Jihad Islâmica diz ter disparado rockets contra Jerusalém. Também Jabalia, no norte da Faixa de Gaza foi atingida. Ainda, Ucrânia anúncia saída de mais quatro navios para a exportação de cereais.
Israel

Israel "desrespeitou" funeral de jornalista 

À saída do caixão do hospital São José em Jerusalém Leste, a polícia invadiu o recinto do estabelecimento e carregou sobre a multidão que agitava bandeiras palestinianas.
António Guterres

Jerusalém: Guterres pede respeito

Secretário geral da ONU está "ativamente empenhado com os líderes para fazer tudo o que é possível para diminuir as tensões na região, evitar ações e retóricas inflamatórias e restaurar a calma".
Jerusalém

Partido islâmico suspende participação no Governo

Decisão foi comunicada ao Governo pelo líder do partido, Mansour Abbas, após uma reunião do Conselho da Shura, um órgão consultivo da sociedade árabe que é parte do Movimento Islâmico de Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

17 palestinianos feridos em Jerusalém

Incidentes aconteceram dois dias após confrontos com palestinianos no mesmo local, que provocaram mais de cem feridos. Polícia israelita acusou os palestinianos de "profanar" um local sagrado.
Jerusalém

Papa pede "cesso livre a lugares sagrados

Papa Francisco pediu "acesso livre" a lugares sagrados de Jerusalém, onde confrontos nos últimos dias na Esplanada das Mesquitas entre a polícia israelita e palestinianos fizeram mais de 150 feridos.
Conflito Israelo-palestiniano

Mais uma dezena de feridos em Jerusalém

Cerca de uma dezena de pessoas ficaram feridas em confrontos entre polícia israelita e manifestantes palestinianos na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Ocidental.
Jerusalém

Marrocos condena "intervenção israelita" 

Esta é a primeira declaração marroquina a condenar veementemente a intervenção israelita contra os palestinianos desde o restabelecimento das relações diplomáticas entre Rabat e Telavive, em 2020.
Conflito Israelo-palestiniano

Jerusalém. ONU "profundamente preocupada"

O secretário-geral da ONU está "profundamente preocupado" com a violência em Jerusalém, onde pelo menos 153 civis palestinianos e três polícias israelitas foram feridos após horas de confrontos.
Jerusalém

Jerusalém celebra Semana Santa sem restrições

Nas celebrações pós-pandemia, a presença de grupos de turistas e peregrinos é novamente observada pelas ruas e templos da Cidade Velha, embora a presença seja menos numerosa do que em anos anteriores.
Jerusalém

Altar antigo descoberto em Jerusalém

Arqueólogos acreditam que a frente da pedra com 2,5m por 1,5m, já foi decorada e ornamentada o que indica ser um altar medieval, há séculos, considerado um dos locais mais sagrados do cristianismo.
Jerusalém

Tempestade Elpida cobre Jerusalém de neve

A maioria das estradas de acesso à capital foram cortadas em consequência da neve, mas o serviço de transportes ferroviários da capital continuou em funcionamento.
Jerusalém

Desfile em Jerusalém sem incidentes graves

Na resposta a este desfile, que celebra a soberania israelita sobre a Cidade Santa, na data que os israelitas consideram de reunificação, os palestinianos em Gaza responderam com balões incendiários.
Conflito Israelo-palestiniano

Tensão em Gaza. 10 perguntas e respostas

Escalada de tensão começou em Jerusalém, passou para a Faixa de Gaza e continua a agravar-se nas cidades israelitas, aprofundando problemas que se prolongam há décadas. O que levou a tudo isto?
Jerusalém

Jerusalém. Biden falou ao telefone com Netanyahu

"Tive uma conversa com Bibi Netanyahu. A minha esperança é que a situação seja resolvida o mais depressa possível, mas Israel tem o direito de se defender quando "rockets" são disparados", diz Biden.
Israel

Israel anuncia novo ataque contra Gaza

Tensão entre Israel e Palestina continua: as forças israelitas indicaram ter "concluído uma série de ataques, que atingiram casas de responsáveis" do movimento de resistência Hamas.
Jerusalém

Abbas condena "ataque brutal" em Jerusalém 

O primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana considerou Israel "responsável" pelos confrontos que causaram centenas de feridos e pediu "uma intervenção imediata da comunidade internacional".
Jerusalém

Centenas de feridos em confrontos com polícia 

Pelo menos 305 palestinianos ficaram feridos devido confrontos com a polícia israelita na Esplanada das Mesquitas — entre os quais 21 polícias. Sete dos feridos estão em estado grave.
Israel

Israel avisa que não permitirá protestos violentos

Benjamin Netanyahu avisa que não permitirá protestos violentos em Jerusalém, após duas noites de fortes confrontos entre a polícia e manifestantes palestinos na Cidade Santa.
Jerusalém

Erdogan exorta mundo islâmico a proteger Jerusalém

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, apelou especialmente aos países islâmicos a que atuem para pôr fim aos "ataques de Israel" contra os palestinianos em Jerusalém Oriental.
Violência

Jerusalém. Confrontos com 105 feridos e 44 detidos

Tratam-se dos confrontos mais violentos em Jerusalém nos últimos anos e eclodiram na sequência de uma marcha do movimento judeu de extrema-direita Lahava, um grupo hostil aos palestinianos.
Atualidade

Cruzes em capela de Jerusalém não são "graffiti"

Antes da pandemia, não se tinha conseguido estudar em profundidade a capela de Santa Helena, em Jerusalém. Durante séculos pensou-se que as cruzes nas paredes eram graffiti, mas foram obra de artesãos.
Médio Oriente

Jerusalém. ONG alerta para novas casas de colonos

Construção de centenas de casas para colonos em Jerusalém é "um golpe letal nas perspetivas de paz e na possibilidade de uma solução de dois Estados", diz a Peace Now.
Jerusalém

Manifestantes voltam às ruas contra Netanyahu

Milhares de manifestantes encheram as ruas das imediações da residência oficial do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no centro de Jerusalém.
Israel

Israel assinala 40 anos de Jerusalém como capital

Os israelitas assinalam esta quinta-feira o 40º. aniversário da lei que transformou Jerusalém na capital do país, decisão que foi sempre contestada internacionalmente.
Jerusalém

Jerusalém. Detido suspeito de atropelamento

Foi detido um suspeito do atropelamento intencional no centro de Jerusalém que causou 14 feridos. Ataque feriu 12 soldados israelitas e não foi reivindicado.
Presidente da República

Marcelo não vai à Cidade Velha de Jerusalém

Marcelo Rebelo de Sousa não irá à Cidade Velha durante a visita a Jerusalém. Enquanto Presidente da República estaria a conceder soberania a Israel, provocando um problema diplomático.
Arqueologia

Encontradas peças que provam história bíblica

Uma missão arqueológica em Jerusalém encontrou pontas de lanças, joias, cestos e lâmpadas da invasão feita pelo Império da Babilónia, de Nabucodonosor, durante o ano de 586 a.C.
Jerusalém

Quinze palestinianos feridos em Jerusalém

Quinze palestinianos ficaram feridos no sábado na sequência de confrontos com a polícia. É a terceira noite consecutiva de violência após a morte a tiro de um palestiniano de 20 anos.
Jerusalém

Milhares em desfile de orgulho gay em Jerusalém 

2.500 polícias vigiaram o desfile de cerca de 10.000 pessoas em Jerusalém. O grande rabino de Jerusalém exigiu sem sucesso que fossem removidas as bandeiras de orgulho gay da população.
Jerusalém

Irão manifesta-se em força no "Dia de Jerusalém" 

O apoio ao povo palestiniano perante a ocupação israelita e a rejeição do plano de paz dos EUA são as motivações que levaram os centenas de milhares de irarianos a sair à rua no "Dia de Jerusalém".
Papa Francisco

Jerusalém, a cidade três vezes santa

Para o Papa Francisco e para o Rei de Marrocos, Jerusalém deveria ser uma cidade de paz e lugar de encontro para os fiéis das três grandes religiões monoteístas.
Brasil

Escritório em Jerusalém é sinal aproximação

Num evento com empresários israelitas, Jair Bolsonaro disse que a abertura de um escritório comercial em Jerusalém indica que o relacionamento próximo do Brasil com Israel "veio para ficar".
Nova Zelândia

Porque veio o atirador ao Convento de Cristo? 

A origem do Convento está ligada à presença da Ordem dos Templários na Península Ibérica, responsável por expulsar os muçulmanos da Europa. O atirador da Nova Zelândia visitou este monumento. Porquê?
Austrália

Austrália considera mudar embaixada para Jerusalém

O primeiro-ministro israelita disse na passada segunda-feira que a Austrália está a estudar o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e transferir para esta cidade a sua embaixada.
Holocausto

Merkel reafirma responsabilidade do Holocausto

Angela Merkel, afirmou a "responsabilidade perpétua" do seu país face ao antissemitismo e a xenofobia, durante uma visita ao Memorial do Holocausto (Yad Vashem) em Jerusalém.
Jerusalém

Polícia israelita fecha acessos a mesquita 

A polícia israelita fechou os acessos à zona da Esplanada das Mesquitas após confortos entres palestinianos e forças da ordem israelitas ocorridos depois da tradicional oração das sextas-feiras.
Festival Eurovisão da Canção

Eurovisão em Jerusalém não está garantida

O local onde vai decorrer a próxima edição do Festival Eurovisão da Canção ainda não é certo. Membro do Ministério da Cultura israelita diz que ainda é cedo para falar sobre o assunto.
Ajuda Humanitária

Israelitas enviam ajuda humanitária para Gaza

Oito camiões com ajuda humanitária terão entrado na Faixa de Gaza na passada terça-feira para auxiliar aos palestinianos que se manifestaram contra a inauguração da embaixada dos EUA em Jerusalém
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo falou indiretamente sobre situação em Gaza

O Presidente da República referiu-se indiretamente aos acontecimentos em Israel e na Faixa de Gaza, condenando "unilateralismos que ponham em causa relações entre aliados e fomentem tensões".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.