O ministro-adjunto do primeiro-ministro considerou esta sexta-feira “normal” o apelo do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) aos sapadores florestais para trabalharem sábado numa limpeza de matas com António Costa, dado o esforço coletivo em causa.

À margem das II Jornadas da Floresta de Arouca, Pedro Siza Vieira reagia assim à manchete do jornal “i”, que diz “Instituto das Florestas oferece duas folgas a sapadores que forem trabalhar com Costa”. O jornal refere ainda o desagrado de algumas autarquias face às instruções que o ICNF terá dirigido a 10 câmaras municipais do distrito de Portalegre, para recompensarem os sapadores florestais com duas folgas.

“Os sapadores não são trabalhadores do Estado, mas eu diria que, quando alguém trabalha ao fim de semana, deve ter folga noutro dia da semana. Parece-me absolutamente normal”, declarou Pedro Siza Vieira. Sobre a forma encontrada pelo ICNF para garantir maior adesão à ação de limpeza que irá realizar-se sábado na Serra de São Mamede, em Portalegre, o ministro-adjunto considera-a justificada.

“É absolutamente necessário sensibilizar o país para a importância da prevenção do risco de fogo florestal, o que passa, ente outras coisas, pela limpeza das matas à volta das estradas, das infraestruturas, das instalações industriais, das casas e das aldeias”, defendeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Isto está a ocorrer em todo o país e é importante mostrar o trabalho de todos — autarquias, associações de produtores, cidadãos privados”, acrescenta, referindo que a intenção do Governo é “testemunhar” esse esforço coletivo para que seja devidamente compreendido.

Quanto ao alegado desagrado das autarquias por o ICNF se estar a imiscuir na gestão de recursos humanos, que compete apenas aos municípios, Pedro Siza Vieira desvaloriza-o.

“Não ouvi dos senhores presidentes das câmaras de Penela, da Lousã ou de Arouca nenhuma dificuldade quanto à realização destas ações”, argumentou, sem citar nesses exemplos nenhuma autarquia do distrito de Portalegre.

O Presidente da República e cerca de 20 membros do Governo, entre os quais o primeiro-ministro, vão estar no sábado em vários pontos do país a participar em ações de limpeza de matas. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar na Portela do Homem, em Terras de Bouro, e em Viseu, enquanto António Costa vai marcar presença em Loulé, Portalegre e Torres Vedras.