789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Marcelo abre a porta a novas leis anti-corrupção

Este artigo tem mais de 5 anos

O Presidente aproveitou as recentes polémicas que envolvem Manuel Pinho e José Sócrates para realçar que os tribunais precisam de ser mais rápidos e que é necessária mais e melhor legislação

i

MÁRIO CRUZ/LUSA

MÁRIO CRUZ/LUSA

Marcelo Rebelo de Sousa abre porta a uma nova discussão sobre novas leis de combate à corrupção. “Se há necessidade de elaborar legislação que corresponda verdadeiramente àquilo que é fundamental para o país ou para o Estado de Direito democrático, então eu penso – mas está nas mãos dos partidos – que os partidos devem atuar”, afirmou o Presidente da República em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença que será publicada na integra nas próximas segunda e terça-feira.

As declarações do Presidente da República surgem após o desenvolvimento dos casos Manuel Pinho e da desfiliação do PS de José Sócrates, apesar de Marcelo fazer questão de dizer que os partidos devem legislar “não dependendo de casos concretos” ou de “processos concretos.

O Chefe de Estado recordou na entrevista que a legislação sobre o enriquecimento ilícito e a colaboração premiada ficou fora do Pacto de Justiça promovido pelo próprio Presidente da República e acordado entre os diferentes operadores judiciários. Questionado sobre a recuperação destas duas ideias para combater a corrupção, Marcelo afirmou que “aí houve, digamos, uma intervenção mais limitada, é evidente. Até porque há temáticas que são consideradas muito polémicas e que deparam com o juízo de inconstitucionalidade do Tribunal Constitucional”.

Marcelo, contudo, indica outros caminhos: “ir mais além” no que toca à prevenção e acelerar o tempo judicial — o que pode significar medidas que tornem mais rápidos os processos judiciais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Recorde-se que as ideias do Pacto de Justiça foram acordadas pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, pela Associação Sindical de Juízes e pela Ordem dos Advogados, tendo sido apresentadas, mais tarde, aos partidos. Ou seja, as medidas ainda vão ter de ser discutidas no Parlamento.

Por isso, Marcelo Rebelo de Sousa deixa o alerta: “Continuo a esperar que esse trabalho realizado conheça alguns frutos”, diz. O Presidente da República diz ainda que a proposta inicial dos operadores judiciários pode ser ainda mais trabalhada pelos partidos políticos mas coloca a tónica num reforma ainda mais ambiciosa — e não numa proposta parlamentar mais restritiva do que o Pacto de Justiça. “Admito que há muitas outras iniciativas pensáveis, que vão para além daquilo que foi na altura discutido pelos parceiros da Justiça.”

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora