Com a condução autónoma ao virar da esquina e (praticamente) todos os fabricantes a prometerem que as horas que seriam passadas ao volante vão poder ser aproveitadas para trabalhar ou descontrair, a ZF já tratou de garantir que tal será possível com o máximo de conforto para quem segue a bordo. Mesmo que a viatura tenha de passar por lombas pronunciadas, descrever curvas apertadas ou lidar com um piso esburacado no trajecto. Isto porque a companhia alemã desenvolveu um novo sistema activo de chassi que permite que, em qualquer uma dessas circunstâncias, se eliminem os incómodos movimentos e vibrações da carroçaria daí decorrentes.

Dirão os mais versados nesta matéria que não há aqui nada de novo. Recordando, por exemplo, a suspensão hidropneumática da Citroën, entretanto descontinuada e substituída por um sistema de amortecedores hidráulicos progressivos, que se encontra no novo C5 Aircross, por exemplo. Ou, então, a suspensão adaptativa que equipa o Audi A8. É um facto que todas estas tecnologias pretendem fazer do automóvel uma espécie de tapete voador, mas a proposta da ZF distingue-se de tudo aquilo que já existe no mercado.

O sMOTION, como é chamado este novo chassi activo, baseia-se num atuador inteligente que controla a todo o momento cada uma das rodas, adaptando a compressão e a distensão do tirante às condições da estrada. O truque reside na inclusão de uma bomba eléctrica, muito compacta e com electrónica integrada, que opera como um atuador bidireccional em cada roda. É este atuador que sobe e desce activamente o tirante e, consequentemente, levanta ou baixa o braço de suspensão de cada roda individualmente. De acordo com a ZF, “esta é uma função única no mercado”.

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Em curva, por exemplo, as rodas que descrevem o interior da trajectória retraem-se, enquanto as de fora compensam o esforço, impedindo o adornar da carroçaria. Como se isto não bastasse, este sistema activo de chassi permite passar por cima de buracos ou desníveis acentuados como se eles não existissem. Mas o conforto não fica por aí, dado que esta inovação também corrige o arremesso para a frente ou para trás causado por desacelerações e acelerações bruscas.

Se ligado a câmaras, por exemplo, o sMOTION pode mesmo identificar as condições da estrada – uma lomba, por exemplo – e preparar-se antecipadamente para agir em conformidade, graças à tecnologia de Controlo Contínuo de Amortecimento (CDC) da ZF, com etapas de recuperação e compressão independentes.

Para além disso, a informação recolhida durante o percurso pode ser enviada para a cloud, permitindo que outros veículos autónomos e conectados saibam de antemão o que têm pela frente.

A companhia alemã diz que o sistema está pronto, notando que tem a vantagem de se adaptar com facilidade a qualquer projecto. No entanto, não refere que construtores automóveis estarão já a avaliar esta solução. Se bem que, olhando para as fotos, não é difícil imaginar…