O post esteve na página de Facebook dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) apenas algumas horas. À boleia do resgate bem sucedido dos 12 rapazes tailandeses e do treinador, esta terça-feira, uma ilustração da gruta de Mae Sai com vultos de mergulhadores promovia o cartão da atividade física da aplicação para telemóvel “MySNS Carteira”.
“Tenha o cartão de atividade física da MySNS Carteira e seja tão forte como os jovens da Tailândia“, lia-se no topo da ilustração.
A imagem foi partilhada ao final do dia e teve reação imediata na caixa de comentários. Vários utilizadores do Facebook não gostaram e sucederam-se as críticas ao ao “mau gosto” da publicação e ao “aproveitamento” de um caso tão sensível para uma campanha promocional.
Ainda durante a madrugada, o post foi apagado, para travar a polémica, mas a publicação acabou por ser registada numa imagem que continua a ser partilhada nas redes sociais.
“Fomos infelizes”, explicam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde ao Observador. “Queríamos elogiar o heroísmo e a capacidade física daqueles jovens e não esperávamos esta reação.” Os serviços acrescentam que “comunicar é sempre um risco, sobretudo nas redes sociais”. “Quando percebemos o feedback negativo, decidimos retirar a imagem.”