A polícia de Las Vegas anunciou, esta segunda-feira, ter reaberto a investigação à alegada violação de Cristiano Ronaldo à norte-americana Kathryn Mayorga, num quarto de hotel em 2009.

Kathryn Mayorga, uma professora de 34 anos que era aspirante a modelo na altura do suposto ataque do avançado português, entrou com uma ação na justiça alegando que Ronaldo a violou numa casa de banho do Palms Hotel and Casino, em junho de 2009. No processo, a mulher diz ter relatado o suposto incidente à polícia de Las Vegas no mesmo dia, mas acabou por não dar nome ao suspeito, por ter receio da reação dos fãs do futebolista português. A revista alemã Der Spiegel, que divulgou a história na passada sexta-feira, conta que a alegada vítima terá recebido 375 mil dólares (322 mil euros) do jogador em troca do silêncio.

Cristiano Ronaldo acusado de violação. Advogados do jogador processam revista

De acordo com o processo, na altura em que Mayorga comunicou a suposta violação às autoridades fez um exame médico para apurar se tinha sido vítima de abuso sexual. Aden Ocampo, porta-voz do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, diz que as autoridades ainda têm o kit usado para fazer esse exame e que o ADN ainda pode ser retirado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com os documentos que deram entrada no tribunal, o jogador terá convidado Mayorga e uma amiga para a sua penthouse para “apreciarem a vista de Las Vegas”. A mulher alega ter recusado entrar no jacuzzi do apartamento para não estragar o vestido e diz que Cristiano Ronaldo lhe emprestou uns calções e uma t-shirt, apontando-lhe para a casa de banho onde poderia trocar de roupa.

O processo diz ainda que foi neste momento que o jogador terá entrado na casa de banho e tentado ter relações sexuais com Kathryn Mayorga — que terá recusado e dito que queria abandonar o quarto. Antes de o ter conseguido fazer, Ronaldo tê-la-á puxado para a cama e tentado levar adiante o ato sexual. Ainda de acordo com o processo, a mulher terá tentado evitar a violação e gritado várias vezes “não, não não”.

Leslie Mark Stovall, advogada de Mayorga, referiu que as alegações da vítima não são “fake news” — em resposta a Cristiano Ronaldo, que classificou desta forma o caso na sua página de Instagram.

Embora já reporte a 2009, o caso foi contado, na sexta-feira passada, pela revista alemã Der Spiegel. Foi a primeira vez em que Mayorga falou publicamente sobre o que terá acontecido e chegou mesmo a contar pormenores sobre o alegado ataque de Cristiano Ronaldo. Segundo a queixosa, o jogador terá obrigado a mulher a ter sexo anal. No fim, terá perguntado se ela estava com dores, para depois dizer que é “um homem 99% bom”, à exceção de “1%”

Segundo a mesma publicação, Ronaldo rejeita todas as acusações e defende-se afirmando que o sexo foi consensual. A defesa do advogado da norte-americana assenta, em parte, num documento onde constam as descrições de Ronaldo do que terá acontecido naquela noite. Nesse mesmo documento, o jogador é citado a dizer: “Ela disse ‘não’ e ‘pára’ várias vezes”.

Em comunicado, os advogados do jogador afirmaram que o relato feito pela revista alemã “viola os direitos pessoais” do jogador de uma forma “excecionalmente séria”, pelo que vão processar a publicação. “Isto é um relato inadmissível de suspeitas da área privada.” Os advogados escrevem ainda que esta é, provavelmente, “a mais séria violação de direitos pessoais em anos recentes”.

Cristiano Ronaldo sobre acusação de violação: “Fake news. Querem ser famosos à custa do meu nome”

Também o jogador reagiu num vídeo em direto no Instagram, onde considerou as notícias que têm sido divulgadas sobre o caso de “fake news”.

Georgina Rodríguez manifesta apoio

Face às notícias divulgadas, Georgina Rodríguez, namorada do jogador e mãe da sua filha Alana Martina, usou as redes sociais para sair em defesa de Ronaldo e deixar-lhe uma mensagem de apoio.

“Transformas sempre os obstáculos que te põem no caminho em impulso e força para cresceres e demonstrares o quão grande tu és. Obrigado por nos fazeres desfrutar em cada partida. Sempre mais e melhor. Amo-te Cristiano”, escreveu Georgina, na sua página de Instagram.