O Deutsche Bank obteve em 2018 um lucro líquido atribuído de 267 milhões de euros, após três anos de prejuízos, mas perdeu dinheiro nos últimos meses do ano e enfrenta uma série de problemas legais.

O primeiro banco comercial privado da Alemanha, que em 2017 tinha perdido 751 milhões de euros, informou esta sexta-feira que o lucro antes dos impostos subiu para 1.300 milhões de euros em 2018 (+ 8%).

A administração do Deutsche Bank irá propor ao conselho fiscal a distribuição de um dividendo de 0,11 euros por ação pelo ano de 2018.

O presidente da instituição, Christian Sewing, disse na apresentação do balanço que “o retorno aos lucros mostra que o Deutsche Bank está no caminho certo”.

Agora vamos dar o próximo passo: vamos continuar a cortar custos em 2019 e, ao mesmo tempo, vamos investir precisamente no crescimento. Desta forma vamos aumentar substancialmente a nossa rentabilidade” nos próximos anos, acrescentou Sewing.

O Deutsche Bank tinha um rácio de capital máximo em 2018 em relação aos ativos ponderados pelo risco do Common Equity Tier 1 (CET1) de 13,6%.

O CET1 é composto pelo capital básico, ações ordinárias e reservas, ao qual são adicionadas as ações preferenciais e os instrumentos híbridos.

O lucro líquido foi reduzido para 25.300 milhões de euros em 2018 (-4%), devido a medidas estratégicas para centrar as atenções nos negócios, à situação difícil dos mercados financeiros, especialmente no quarto trimestre, juntamente com notícias negativas específicas do Deutsche Bank como a operação do Ministério Público na sede do banco no final de novembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os problemas jurídicos do Deutsche Bank incluem consultas de reguladores sobre transações relacionadas ao Danske Bank, cuja filial da Estónia é suspeita de lavagem de dinheiro da antiga União Soviética.

O banco diz que “não há provas” envolvendo a empresa, mas recebeu várias solicitações de informação de órgãos reguladores e agências de todo o mundo e está a cooperar com as autoridades. Admite que processou pagamentos para o banco Danske, mas cessou a ligação em 2015, após identificar atividades suspeitas de alguns clientes.

As despesas não relacionadas com juros caíram no ano passado para 23.500 milhões de euros (-5%).

O número de trabalhadores a tempo inteiro foi reduzido para 91.700 pessoas até o final de 2018, para que o Deutsche Bank cumprisse o seu objetivo, que era reduzir o número de funcionários abaixo de 93.000. As reduções de pessoal compensam a contratação em outras áreas de funções de crescimento e controle.

As provisões para perdas de crédito mantiveram-se em 525 milhões de euros no ano passado.

O banco resolveu total ou parcialmente 19 dos 20 processos judiciais mais significativos que enfrenta.

As provisões para processos judiciais totalizaram 1.200 milhões de euros no final de 2018, 40% menos que no ano anterior (2.000 milhões de euros).

Buscas na sede do Deutsche Bank por suspeitas de lavagem de dinheiro

O Deutsche Bank sofreu um prejuízo líquido atribuível de 425 milhões de euros no quarto trimestre, que é 82,3% menor em comparação com a perda de 2.400 milhões de euros no mesmo período de 2017.