Supercarros

Ferrari, Lamborghini e Bugatti baratos. E chineses

214

Muitos gostariam de se passear em superdesportivos como os Ferrari, Lamborghini ou Bugatti, mas estão limitados pelo preço destes produtos. Isso era verdade até os chineses fazerem réplicas baratas.

Autor
  • Observador

Há muitos condutores que morrem de amores pelos melhores superdesportivos do mercado, mas são poucos os que têm capacidade financeira para despender dois ou três milhões em troca de um destes veículos, em que a nobreza da mecânica se alia à potência, a um estilo agressivo e a acelerações impressionantes. É exactamente para ‘resolver’ esta quadratura do círculo que surgiram as cópias chinesas.

Através do Instagram, têm aparecido ultimamente propostas de superdesportivos de origem asiática, o que apesar de ser ilegal, não é propriamente uma novidade. Novidade é o facto de os modelos em causa revelarem grandes semelhanças em relação aos originais, o que implica que as empresas em causa possuam um nível tecnológico superior ao que é habitual encontrar entre as oficinas que tradicionalmente se dedicam às réplicas baratas.

Entre os modelos oferecidos estão “máquinas” como o Ferrari LaFerrari, Bugatti Chiron, Lamborghini Veneno, Pagani Zonda R e o Maserati MC12, todos eles capazes de facilmente serem confundidos com os originais. Não se sabe que mecânicas ou chassis estão por debaixo das réplicas, sendo que alguns dos fabricantes até alegam que o Lamborghini Veneno tem por base um Aventador. Mas este tipo de ‘garantia’, vindo de uma empresa que faz réplicas ilegais, vale o que vale.

Se não o fizeram já, mais cedo ou mais tarde os construtores visados deverão perseguir judicialmente estas pequenas empresas, o que não é tarefa fácil na Ásia, sendo que os carros podem ser apreendidos, o que torna estas cópias um péssimo negócio. É mais um exemplo de como algo barato pode sair caro. Mas lá que são lindos e muito parecidos aos originais, isso são…

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Eleições Europeias

Querida Europa...

Inês Pina

Sabemos que nos pedes para votarmos de cinco em cinco anos, nem é muito, mas olha é uma maçada! É sempre no dia em que o primo casa, a viagem está marcada, em que há almoço de família…

Educação

Aprendizagem combinada: o futuro do ensino

Patrick Götz

Só integrando a tecnologia na escola se pode dar resposta às necessidades do futuro, no qual os futuros trabalhadores, mesmo que não trabalhando na indústria tecnológica, terão de possuir conhecimento

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)