Rádio Observador

Peugeot

Oficial. Peugeot desvenda 208 cheio de estilo (e eléctrico)

243

Após a fuga das imagens que já davam para ver que a Peugeot se esmerou na segunda geração do 208, o compacto foi oficialmente apresentado. Chega pouco depois do Clio, a quem quer “roubar” clientes.

Este ano, o segmento dos utilitários vai receber uma enorme lufada de ar fresco, pois não só a Renault irá introduzir o novo Clio, um sucesso de vendas até agora, como a Peugeot vai lançar a nova geração do 208 e a Opel, sua “mana” de grupo, irá surgir também com o novo Corsa. Mas, por enquanto, esta “guerra” fala apenas francês. Depois do “salut” ao Renault Clio, é chegada agora a vez cumprimentar o rival 208, cuja segunda geração acaba de ser dada a conhecer pela marca, dias depois de ter sido alvo de uma fuga de imagens bastante reveladora.

Enquanto a Renault assumiu uma abordagem mais conservadora nas alterações estéticas da quinta geração do Clio, a Peugeot enveredou por um caminho radicalmente oposto. Face ao modelo que vem substituir, o novo 208 muda muito (e para melhor). Fruto de ser maior, mais baixo e, simultaneamente, mais largo, encarna um ar mais desportivo, para o que também contribuem as “bossas” no capot ou o aileron a encimar o óculo traseiro.

O 208 que chegará os concessionários europeus na segunda metade do ano – o Clio chega antes, no final do primeiro semestre – vai apresentar-se nas versões Access, Active, Allure, GT Line e GT. As duas últimas são, naturalmente, as mais onerosas, sendo por isso sinónimo de um equipamento mais ‘generoso’, onde se incluem os faróis full LED e as jantes de 17 polegadas diamantadas, entre outros atributos.

Se, por fora, o utilitário francês esbanja um misto de estilo e de dinamismo, por dentro não é de esperar menos audácia. E ainda bem, porque a Renault apostou forte no novo Clio, dotando-o com uma série de ‘miminhos’ que, até agora, não se encontravam neste segmento. Semelhante lógica adoptou a rival francesa, que transporta para o interior do novo 208 a mais recente versão do i-Cockpit, um upgrade face aos SUV 3008 e 5008 que, dependendo da versão, complementa o painel de instrumentos digital com um ecrã de 5”, 7” ou 10”, ao serviço do sistema de infoentretenimento.

No capítulo da segurança e da assistência ao condutor há, igualmente, importantes alterações. Desde logo, porque o compacto gaulês passa a ser capaz de estacionar sozinho ou travar automaticamente caso detecte peões ou cliclistas. A isso soma o aviso de colisão frontal, a leitura de sinais de trânsito, a monitorização constante de ângulo-morto e a comutação automática médios/máximos. Porém, o Drive Assist vai ainda mais longe ao permitir a condução semiautónoma – o cruise control adaptativo combina-se com o assistente de manutenção na faixa de rodagem, permitindo manter uma certa distância em relação ao veículo da frente.

Sob o capot, como seria “razoável” esperar, encontram-se alternativas a gasolina e diesel. No primeiro caso, o 1.2 PureTech de três cilindros declina-se em três versões (75, 110 e 130 cv), com o bloco menos possante a estar acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, enquanto os outros dois têm direito à sexta ou a uma transmissão automática de oito relações. Já a gasóleo, a representação é entregue ao 1.5 BlueHDI de quatro cilindros com 100 cv, exclusivamente acoplado a uma caixa manual de seis velocidades.

Mas a maior novidade dá pelo nome de e208. Trata-se da versão 100% eléctrica do compacto francês, que conta com um motor de 136 cv alimentado por um pack de baterias de 50 kWh, com uma garantia de oito anos ou 160.000 km. Segundo a marca, será possível percorrer até 340 km com uma única carga, finda a qual o e208 pode ser recarregado numa tomada normal, operação que tarda 16 horas; numa wallbox, reduzindo o tempo para cinco horas (11 kW) ou oito horas (7,4 kW); ou num posto de carga rápida (100 kW), onde meia hora bastará para alcançar 80%. O eléctrico francês vai oferecer três modos de condução, consoante o condutor queira poupar na autonomia (Eco) ou dar prioridade ao desempenho (Sport).  Pelo meio, a fazer o equilíbrio entre desempenho e alcance, o modo Normal.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)