O ex-jornalista da RTP e crítico de teatro Fernando Midões faleceu no domingo de manhã na Casa do Artista, onde residia, disse à agência Lusa fonte desta associação de apoio aos artistas. Com 86 anos, Fernando Midões, natural de Lisboa, licenciou-se em ciências pedagógicas pela Faculdade de Letras de Lisboa e em direito pela Faculdade de Direito de Coimbra.
Fernando Midões iniciou a sua carreira como crítico de teatro no jornal “A Planície”, sendo que mais tarde veio a colaborar com o Diário Popular e o Diário de Notícias. Pertenceu aos quadros da RTP.
Quando se deu o 25 de abril, Fernando Midões já trabalhava na RTP e, depois da Revolução dos Cravos que pôs termo à ditadura, começou a aparecer em frente às câmaras, a dar as notícias aos portugueses.
O histórico apresentador da RTP Júlio Isidro já reagiu ao falecimento. Na sua conta de Facebook, escreveu um longo texto em jeito de homenagem, em que se lê: “Mais um fim. Menos um nome do princípio da televisão em Portugal. Recordo-lhe a voz rouca de cigarros e cigarros que lhe marcavam os dedos de castanho. Revejo-o tantas vezes em bastidores de teatro a entrevistar artistas ( no caso o Ruy de Carvalho) que recordo no meu Inesquecível. Não esqueço o seu papel de jornalista a escrever notícias e a coordenar a exaltação do dia da liberdade ao qual ficou para sempre ligado”.
O Fernando Midões realizou também alguns dos meus grandes ( pelo menos em duração) programas, o Festa é Festa e Festa Continua, num ambiente de camaradagem feito de admiração e respeito. O que este senhor sabia de teatro vai com ele para o infinito”, acrescenta Júlio Isidro.
O presidente do júri das semifinais do Festival da Canção escreveu ainda: Nunca me ouvirão dizer que ‘no meu tempo é que era bom’ mas posso garantir que os cabelos brancos dos ainda sobreviventes, não são um ónus para que se apregoe de forma cruelmente ignorante que a velharia tem que ser passada a patacos porque é um peso para as novas ideias. O Fernando Midões foi um grande jornalista, culto e rigoroso, um conhecedor profundo do teatro nacional e mundial, um realizador seguro e educado, um grande homem de televisão. (…) Quem será o próximo?”.
https://www.facebook.com/jose.carmo.10/posts/2007044339364107
Marcelo envia sentimentos “à família e amigos”
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou o falecimento de Fernando Midões, apresentando os seus sentimentos à família e aos amigos do ex-jornalista da RTP e crítico de teatro.
“O Presidente da República apresenta os seus sentimentos à família e aos amigos de Fernando Midões, que hoje nos deixou, depois de uma longa vida de jornalista dedicado e crítico de teatro, e que foi presença nas nossas casas através da RTP”, lê-se numa nota publicada no site da Presidência.