É oficial: Luís Neto, internacional português de 30 anos que está desde 2013 nos russos do Zenit, vai ser reforço do Sporting a partir do próximo verão, tendo assinado um contrato que será válido por três temporadas. O defesa, primeiro reforço leonino para a época 2019/20, chega a custo zero a Alvalade e foi anunciado no mesmo dia em que um antigo central verde e branco, Demiral, volta a ser associado à Juventus, depois dos turcos do Alanyaspor terem exercido a cláusula de opção no empréstimo garantido em agosto com a SAD do Sporting (3,5 milhões) e cedido aos italianos do Sassuolo no início deste ano.

As contas do Sporting: 12,375 milhões gastos, 4,4 milhões recebidos, Nani a custo zero e Renan garantido

Formado nas camadas jovens do Varzim (de onde é natural), Neto cumpriu aí as primeiras temporadas como sénior na Segunda Liga, tendo passado depois para o Nacional em 2011, onde fez a estreia no principal escalão nacional. Bastou uma época para despertar a atenção de clubes estrangeiros, assinando depois pelo Siena, da Serie A italiana. Mais um ano, mais uma saída, desta vez para a Rússia: o central reforçou o Zenit, clube pelo qual tem ainda hoje contrato e onde esteve à exceção de 2017/18, quando foi cedido por empréstimo aos turcos do Fenerbahçe para ter mais minutos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta temporada, Luís Neto fez até ao momento um total de 18 jogos entre Campeonato, Taça da Rússia e Liga Europa, nos quais realizou 1.534 minutos. O central realizou ainda um jogo particular pela Seleção Nacional, em outubro, com a Escócia, depois de ter feito parte dos convocados que estiveram na Taça das Confederações, na Rússia, em 2017 (terceiro lugar). Já antes, o jogador nascido na Póvoa de Varzim tinha estado no Campeonato do Mundo de 2014, com Paulo Bento.

Taça das Confederações. Luís, levas uma história para contar ao(s) Neto(s)

Com esta contratação, o Sporting aumenta ainda mais o leque de opções que tem para a posição: além de Sebastián Coates e Jeremy Mathieu, os habituais titulares, Marcel Keizer tem ainda à disposição Tiago Ilori (contratado ao Reading na reabertura de mercado, em janeiro) e André Pinto. Os leões têm ainda emprestados Ivanildo Fernandes, internacional Sub-21 que se encontra no Moreirense, e Domingos Duarte, no Deportivo, que deverão fazer parte do plantel na próxima temporada.

Tiago Ilori deixa Reading e regressa ao Sporting