789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Moçambique. Ciclone Kenneth já provocou dois mortos e elevados estragos no Norte de Moçambique

Este artigo tem mais de 4 anos

Tempestade tem a força de um furacão de categoria 4 e entrou esta quinta-feira em Moçambique com ventos de 285km/horas e chuvas intensas. Presidente da República moçambicano apela à calma.

Ao longo da noite de quarta-feira, o vento forte e a chuva provocaram já alguns estragos nas ilhas Comoros, região vizinha de Moçambique.
i

Ao longo da noite de quarta-feira, o vento forte e a chuva provocaram já alguns estragos nas ilhas Comoros, região vizinha de Moçambique.

AFP/Getty Images

Ao longo da noite de quarta-feira, o vento forte e a chuva provocaram já alguns estragos nas ilhas Comoros, região vizinha de Moçambique.

AFP/Getty Images

Um mês depois de o ciclone Idai ter atingido Moçambique e provocado mais de 600 mortos e milhares de desalojados, outra tempestade tropical ganhou força e atingiu o norte do país com rajadas de vento de 285km/horas e chuvas intensas, valores superiores ao registados no Idai e equivalentes à categoria 4. O ciclone Kenneth já provocou pelo menos dois mortos em Pemba.

O segundo óbito registado acorreu em Macomia, um dos pontos mais afetados pelo ciclone Kenneth, segundo a ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua, que falava no balanço diário a partir da província de Cabo Delgado. A primeira morte ocorreu na cidade de Pemba, norte do país, durante a noite passada, devido à queda de um coqueiro tombado pela tempestade.

As autoridades moçambicanas avançaram que pelo menos 16 mil pessoas foram afetadas pelo ciclone e há mais de 18 mil pessoas nos 22 centros de acomodação.

Foi ao início da tarde de quinta-feira que o ciclone começou a aproximar-se de Pemba. Há informação de uma outra vítima mortal  que está por confirmar na vila de Macomia, cerca de 150 quilómetros a norte, na mesma província de Cabo Delgado, acrescentou outra fonte, realçando que a falta de energia e comunicações está a dificultar o levantamento da situação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ciclone está a mover-se em direção a oeste-sudoeste a 18 quilómetros por hora. Estima-se que vá afetar 700 mil pessoas e, de acordo com as previsões meteorológicas, é precisamente a zona de Cabo Delgado que deverá ser a mais atingida pela tempestade tropical. Vários locais da região de Pemba foram evacuadas de imediato devido aos ventos e chuvas fortes. A companhia aérea Moçambicana LAM decidiu também suspender os voos entre Maputo e Pemba devido à passagem do ciclone.

Este foi o primeiro a chegar ao norte de Moçambique desde que há registos (há 60 anos), sendo que o ano de 2019 fica na história como o primeiro em que o país foi atingido por dois ciclones de categoria dois ou superior na mesma época chuvosa – depois de o Idai ter atingido o território em março classificado com categoria três e de se prever que este possa ter a mesma classificação.

Um morador na vila de Macomia, sede de distrito no caminho previsto do ciclone Kenneth pela província de Cabo Delgado, descreveu ao princípio da noite a situação como “caótica”, tendo em conta a velocidade do vento e a intensidade da chuva, referiu em contacto telefónico com a Lusa. O vento e a chuva “estão a aumentar, a ficar mais fortes”, sublinhou. Não há energia, a noite caiu e os moradores estão fechados em casa, sem ninguém nas ruas, acrescentou, prevendo que só quando o dia raiar, pelas 05h (04h em Lisboa) se consiga fazer uma avaliação dos estragos.

Um outro residente em Macomia disse que, ainda antes de anoitecer, já havia árvores caídas e estragos nalguns edifícios públicos e em casas, de construção precária, em que as chapas de zinco são habitualmente os primeiros pedaços a voar durante intempéries.

Ciclone Kenneth – Moçambique

Sinais do ciclone Kenneth chegando em Pemba, possibilidade de alcançar categoria 4, Missionários pedem oração por #Moçambique. Podemos estar diante de um desastre parecido com o do ciclone IDai, mas Deus é aquele que muda os tempos e as estações,clamemos a Ele !!!!

Posted by Missões Novas de Paz on Thursday, April 25, 2019

Ao princípio da noite, a situação era relativamente calma em Mocímboa da Praia e Palma, a norte do corredor de passagem prevista do ciclone, assim como na capital provincial, Pemba, a sul do trajeto previsto, disseram várias fontes contactadas pela Lusa. Só a dimensão a que estava a chegar a ondulação impressionava alguns residentes na capital de Cabo Delgado, que relataram estragos no clube naval da cidade.

Ao longo da noite desta quarta-feira, o vento forte e a chuva provocaram também estragos nas ilhas Comores, região vizinha de Moçambique, e mataram três pessoas, de acordo com o Presidente Azali Assoumani, citado pela agência Reuters. As autoridades das ilhas, que ficam perto de Madagáscar, encerraram os aeroportos e escolas durante 24 horas por precaução.

O governo moçambicano já ativou um fundo de emergência de 1,3 milhões de euros para ajudar as potenciais vítimas do ciclone. “Fizemos um levantamento preliminar daquilo que serão as necessidades e estão estimadas em cerca de 100 milhões de meticais (1,3 milhões de euros)”, disse a diretora-geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Augusta Maita.

[Acompanhe a evolução do ciclone no mapa interativo abaixo]

Ainda de acordo com Augusta Maita, parte dos meios que estavam alocados para a província de Sofala (centro de Moçambique), afetada pelo ciclone Idai, serão alocados para a província de Cabo Delgado. O alerta vermelho foi anunciado na manhã desta quarta-feira. Além do norte de Moçambique, o ciclone poderá ainda afetar o sul da Tanzânia, país vizinho.

Estão prontas para atuar dez embarcações e 20 pilotos para apoio imediato em operações de resgate. Tanques de água, bens alimentares, tendas, kits de abrigos e ferramentas estão também disponíveis para ajudar as pessoas afetadas pelo ciclone que se formou no Oceano Índico.

À semelhança do que aconteceu quando o Idai atingiu o país, as bacias hidrográficas de Cabo Delgado estão com níveis de água superiores ao normal devido às intensas chuvas. Mas Moçambique quer que, desta vez, tudo seja diferente e consiga evitar o cenário de devastação que o fenómeno meteorológico causou há um mês. Na altura, as falhas no sistema de alerta foram apontadas como um dos principais responsáveis pelo número de mortos. De acordo com o presidente moçambicano, o número de mortos pode ainda ultrapassar os mil.

A costa em concha, o dilúvio vindo do mar e o circuito em U. O que tornou o ciclone Idai tão devastador

Segundo a BBC, o Kenneth pode ser o maior ciclone algumas vez registado a atingir a região de Moçambique.

Autoridades moçambicanas estendem ajuda à região a sul do ciclone

Uma equipa do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) de Moçambique está a distribuir abrigos e alimentos em Nacala, a sul da zona de impacto previsto do ciclone Kenneth, anunciou o organismo.

“Dependendo do tipo de ameaça, que neste caso é a de erosão, temos tendas familiares ao nível provincial e contamos com apoio de parceiros, igrejas e temos salas de aulas para abrigar a população” disse Alberto Armando, delegado do INGC em Nampula, província de que Nacala faz parte.

Apesar de se prever que o ciclone atinja com severidade apenas a província vizinha de Cabo Delgado, numa faixa a cerca de 300 quilómetros a norte, antevê-se que a chuva intensa chegue a Nacala, o que faz temer a ocorrência de cheias mais fortes que o habitual. A subida repentina das águas já tem acontecido durante alguns dias da época das chuvas, entre novembro e abril, em anos anteriores.

Dimensão do ciclone “está sob controlo”, diz Presidente moçambicano

Ainda esta quinta-feira, Filipe Nyusi pediu à população que mantenha a calma e que não entre em pânico “porque o grande problema, neste momento, são as chuvas recorrentes e os ventos que sopraram, mas a dimensão está sob controlo“, garantiu o Presidente moçambicano, citado pela Rádio Moçambique.

O chefe de Estado moçambicano pediu ainda para que toda a gente “siga atentamente as instruções emanadas oficialmente” e apelou à “solidariedade e união” entre todos, acrescentando que ao longo do dia serão fornecidos mais dados sobre a evolução do ciclone.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora