O encontro entre a Chanceler alemã e o novo Presidente ucraniano desta terça-feira em Berlim ficou marcado por um episódio peculiar: Angela Merkel teve um ataque de tremores que terá sido causado pelo calor. A Chanceler disse mais tarde que claramente não tinha bebido água suficiente avança a agência AP.

Os tremores ocorreram durante um encontro oficial entre Merkel e Volodymyr Zelenskiy, enquanto uma banda do exército tocava os hinos nacionais da Alemanha e da Ucrânia na Chancelaria, em Berlim. Todo o corpo de Merkel tremeu. A Chanceler tentou controlar-se mas não conseguiu. Estavam 28º graus Celsius no momento da cerimónia.

Depois dos hinos, Merkel ter-se-á sentido melhor e caminhou rapidamente para o interior do edifício. Apenas parou para cumprimentar a banda militar.

No fim do encontro, cerca de uma hora mais tarde, Merkel e Zelenskiy deram uma conferência de imprensa. “Desde há pouco bebi pelo menos três copos de água, que aparentemente precisava. E agora estou a sentir-me muito bem”, disse Merkel aos jornalistas.

O presidente ucraniano brincou com a situação e disse que Merkel esteve “sempre segura” a seu lado, comentário que motivou o riso da Chanceler.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR