Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • "Não subestimem este país"

    A partir de Downing Street, o novo primeiro-ministro do Reino Unido atacou os pessimistas do Brexit e prometeu um novo acordo. Boris Johnson fez promessas e deixou garantias aos imigrantes europeus. Recorde os momentos mais importantes do discurso em dois minutos.

  • A entrada de Boris Johnson no n.º 10 de Downing Street

    Depois do discurso em frente à porta do n.º 10 de Downing Street, Boris Johnson entrou pela primeira vez na residência oficial como primeiro-ministro. Foi recebido com aplausos pela sua equipa.

  • Ministra da Defesa também sai

    Nova demissão no Governo, na altura em que Boris Johnson está a formar a nova equipa. Desta vez é a ministra da Defesa que anunciou que não vai continuar.

  • David Frost vai integrar governo de Boris Johnson

    David Frost, antigo embaixador britânico na Dinamarca e antigo chefe da divisão europeia no Ministério dos Negócios Estrangeiros, vai integrar o novo governo britânico. A confirmação foi dada através de um comunicado emitido por Jeff Adams, chairman da Câmara de Comércio e Indústria de Londres. “Com a aprovação nosso quadro, o LCCI aceitou libertar David Frost do seu contrato como presidente executivo para tomar posição com o novo governo”, lê-se na nota enviada.

  • Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia, não poupou críticas ao discurso de Boris Johnson e classificou as suas palavras como “desconexas, atribuidoras de culpas e, para dizer no mínimo, um pouco desligadas da realidade”.

    A chefe do governo escocês já tinha referido, na altura em que Boris foi eleito o novo líder do Partido Conservador, ter “grandes preocupações sobre a perspetiva da sua governação e seria hipócrita se não fosse honesta sobre estes factos”, acrescentando que nenhuma forma de Brexit vai beneficiar o país e o resto do Reino Unido.

  • "Nunca ninguém se saiu bem a apostar contra a Grã-Bretanha"

    “Nunca ninguém se saiu bem a apostar grande a Grã-Bretanha. O trabalho começa agora”, disse Boris Johnson, terminado assim o seu primeiro discurso oficial como primeiro-ministro.

  • "Devemos olhar para todas as oportunidades"

    Boris Johnson afirma ainda que é “preciso olhar para todas as oportunidades”, falando da necessidade de ter mais satélites britânicos, mais incentivos fiscais para a inovação e deixando também uma palavra para o bem-estar animal.

  • Brexit sem acordo "é uma possibilidade remota"

    Durante o discurso, Boris Johnson assume que o Brexit sem acordo “é uma possibilidade remota”, mas diz que está confiante que irá conseguir um acordo para a saída da União Europeia.

    Apesar disso, o novo primeiro-ministro assumiu que é preciso estar preparado para essa “possibilidade remota”, e que uma solução desse género poderá trazer dificuldades ao Reino Unido.

  • Este governo vai garantir o Brexit, diz Boris

    “O Brexit foi uma decisão fundamental do povo britânico”, diz Boris Johnson, dizendo que é preciso respeitar essa decisão. A bandeira do Reino Unido significa manter valores, incluindo os da igualdade e da democracia, e é por isso que este governo irá garantir o Brexit, sublinha.

    “Quero uma nova parceria com a União Europeia”, continua, e garante que com o atual governo os trabalhadores europeus que estão no Reino Unido terão direito absoluto de ali permanecer.

  • "Vamos resolver isto em 99 dias"

    “Vamos resolver isto em 99 dias”, diz Boris Johnson, referindo-se ao Brexit. “Mas não vamos ter de esperar até lá.”

  • Boris Johnson já começou o discurso oficial como primeiro-ministro britânico

    Boris Johnson chega a Downing Street sob fortes aplausos e dirige-se para o pódio para começar o seu primeiro discurso oficial como primeiro-ministro britânico.

    A sua namorada, Carrie Symonds, estava à sua espera.

  • Casa Real faz anúncio oficial via Twitter

  • Boris Johnson já saiu do Palácio de Buckingham e segue para Downing Street

    A audiência com a rainha Isabel II chegou ao fim e Boris Johnson deixou o Palácio de Buckingham, a caminho do número 10 de Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro britânico.

  • E Boris Johnson também

  • Theresa May já mudou o cargo no Twitter

  • A foto do encontro entre Boris Johnson e Isabel II

    A Sky News divulgou entretanto a fotografia do encontro entre Boris Johnson e Isabel II, com uma vénia do agora primeiro-ministro britânico.

  • Boris Johnson já é formalmente o novo primeiro-ministro britânico

    A rainha Isabel II já nomeou Boris Johnson, que sucede assim a Theresa May no cargo de primeiro-ministro britânico.

    Johnson seguirá agora para Downing Street, onde, também à porta do número 10, fará seu primeiro discurso como primeiro-ministro, o que deverá acontecer por volta das 16h00. Já depois do discurso, por volta das 17h00, deverá seguir para o seu escritório parlamentar na Câmara dos Comuns, para se despedir do seu staff.

    Ao final da tarde, por volta das 19h30, o novo primeiro-ministro britânico estará em Downing para começar a nomear a sua equipa governamental.

  • Durante 15 minutos, não há chefe de Governo

    Até que Boris Johnson seja empossado primeiro-ministro, o Reino Unido está oficialmente sem chefe de Governo. A trabalhista Jess Phillips aproveita para brincar com isso no Twitter: “Ninguém está no poder durante os próximos 15 minutos, por isso aproveito para sugerir que imediatamente se instiguem ações para agir sobre a crise climática.”

  • Greenpeace explica que queria entregar "uma carta crucial" a Boris Johnson

  • Casa Real anuncia renúncia de May

    Através do Twitter, a Casa Real anunciou que a renúncia de Theresa May foi aceite pela rainha Isabel II.

1 de 3