A polícia de Galveston, no estado norte-americano de Texas, pediu desculpas depois de dois membros das autoridades terem sido fotografados a levar um homem negro nas ruas da cidade de uma forma controversa: enquanto os polícias seguiam a cavalo, o detido ia a pé e era levado por uma corda presa às algemas.

“Compreendemos a perceção negativa desta ação e acreditamos que o mais apropriado é interromper o uso desta técnica”, escreveu o Departamento Policial de Galveston nas redes sociais na segunda-feira à noite, depois de as fotografias (e até vídeos) do sucedido terem circulado nas redes sociais com comentários críticos à atuação das autoridades e referências a racismo.

https://www.facebook.com/haleigh.ashworth.31/videos/vb.100013805767389/734455287024657/?type=2&video_source=user_video_tab

Segundo a Vice, o detido é Donald Neely, de 43 anos, acusado de invasão de propriedade privada. Em vez de esperarem por um transporte policial, as autoridades optaram por levar o detido pelas ruas da cidade, percorrendo oito quarteirões na forma já descrita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O departamento policial daquela cidade referiu que os dois oficiais não tiveram “intenções maliciosas” e negou que tivessem prendido as mãos do detido com uma corda como inicialmente especulado. Não é claro, no entanto, se os dois homens vão enfrentar alguma ação disciplinar.

https://www.facebook.com/galvestonpolice/photos/a.511441208959392/1837131276390372/?type=3&theater

As autoridades explicaram ainda que este método de transporte não é incomum quando em causa estão ações de controle da multidão, no entanto, asseguraram que ambos os oficiais não estiveram bem na situação, assegurando que o sucedido não se vai repetir.