O Presidente dos EUA, Donald Trump, chegou a pedir a colaboradores próximos e responsáveis pela política de imigração norte-americana que estudassem a possibilidade de ser construída na fronteira com o México uma trincheira com jacarés e cobras.

“Em privado, o Presidente falou com frequência sobre a possibilidade de fortalecer um muro na fronteira com uma trincheira cheia de água e com cobras e jacarés, instando os seus colaboradores a fazerem uma estimativa de custos”, diz o The New York Times. Além disso, diz aquele jornal, Donald Trump queria que o muro na fronteira fosse “eletrificado e com espigões capazes de cortar carne humana no topo”.

Além disso, Donald Trump terá insistido com a sua equipa sobre a possibilidade de o exército poder disparar contra os migrantes, apontando para as suas pernas.

Os pedidos terão sido feito numa reunião em março deste ano, sobre a qual o The New York Times publica agora detalhes, naquilo que é uma pré-publicação adaptada do livro “Border Wars: Inside Trump’s Assault on Immigration”, dos autores Michael D. Shear and Julie Hirschfeld Davis, jornalistas daquela publicação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nessa reunião, que estava agendada para durar 30 minutos mas que acabou por passar das duas horas, Donald Trump demonstrou desagrado com a sua equipa, sobretudo com a então secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen.

“Vocês estão a fazer-me passar por idiota”, disse Donald Trump, pedindo à sua equipa que colaborasse para que fosse aumentada a política de controlo de migração, incluindo o fecho da fronteira com o México na sua totalidade, impedindo a entrada de pessoas e bens. “A minha campanha foi sobre isto, isto é a minha causa.”

Em conversa com Kirstjen Nielsen, cuja prestação como secretária de Segurança Interna não agradou a Donald Trump, que a despediu em abril deste ano, o Presidente dos EUA terá ainda desconsiderado o facto de o exército não ter autorização legal para abater drones utilizados pelas redes de tráfico na fronteira Sul dos EUA.

“Kirstjen, não me ouviste à primeira, querida”, terá dito Donald Trump. “Dispara neles. Querida, dispara neles, ok?”