“Celebrar a vida com um cocktail na mão” é o mote da 3ª edição da Cocktail Week, que este ano chega pela primeira ao Porto. Entre 11 e 19 de outubro, as duas cidades poderão descobrir, em simultâneo, novos sabores, combinações e aromas. Segundo a organização, composta por Mário Batista, da The Bottle Affair, e Paulo Amado, diretor da Edições do Gosto, a aposta no Porto prende-se com a crescente oferta na cidade de espaços dedicados a esta bebida durante todo o ano, que “animam a indústria e puxam pela criatividade”.
Os 68 bares e restaurantes aderentes irão colocar à disposição, durante uma semana que na verdade terá nove dias, 230 cocktails para todos os gostos, de marcas como Absolut Elyx, Altos Tequila, Beefeater, Havana Club, Jameson ou Lillet. O arranque acontece oficial do evento acontece com o Primeiro Brinde, no dia 11, a partir das 18h30, no Zero Box Lounge, no Porto, e no Ferrovário, em Lisboa. As entradas são limitadas, por isso aproveite o passatempo no instagram do evento ao longo da semana para poder ir à festa.
Entre as 18h e as 23h, durante todos os dias da iniciativa, vai ser possível beber dois cocktails pelo preço de um. Chama-se Momento Cocktail e é uma espécie de happy hour com direito a uma oferta dois por um, onde todos os bares e restaurantes aderentes vão selecionar três a quatro bebidas, uma delas sem álcool, para que possa brincar com companhia e sem esvaziar a carteira.
Outra das novidades desta edição é o Dinner & Cocktail, a sugestão que junta o melhor de dois mundos numa noite: a gastronomia e a cocktelaria. Ao jantar, cada espaço colocará à disposição diferentes combinações entre comida e cocktails, do simples snack ao menu de degustação totalmente harmonizado com bebidas de autor. Haverá ainda um programa paralelo de concertos e workshops organizados por cada morada onde o cocktail é rei.
No final da Cocktail Week será tempo de eleger os que se destacaram e um júri especialista na matéria irá atribuir os prémios de O Melhor Cocktail de Lisboa e O Melhor Cocktail do Porto. Os bares e restaurantes a concurso submetem um cocktail de autor para avaliação e a 19 de outubro serão revelados os vencedores. O público terá também uma palavra a dizer e não ficará de fora do veredicto final. Através de uma votação online, os curiosos e entusiastas de cocktails vão poder eleger os seus favoritos e atribuir O Cocktail Escolha do Público, em ambas as cidades.
“Incentivar a cultura do cocktail no país e criar novos momentos de consumo em diferentes alturas do dia” são algumas metas da iniciativa, que terá direito a uma espécie de mapa – itinerário para não se perder entre os bares e restaurante, e que no futuro poderá passar por outras cidades.